Da Redação do Blog – Emboscado na quarta-feira passada (13), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com socos de soqueira que resultaram em 30 pontos na região da pálpebra esquerda e cirurgia para restaurar com pinos e placas afundamento na face, o jornalista Ricardo Antunes vai solicitar inclusão no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), executado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Instituído em julho de 2019, o PPDDH oferece proteção às defensoras e aos defensores de direitos humanos, comunicadoras e comunicadores e ambientalistas que estejam em situação de risco, vulnerabilidade ou sofrendo ameaças em decorrência de sua atuação em defesa desses direitos. A polícia suspeita que o atentado contra Ricardo Antunes, ocorrido na saída de uma barbearia, foi executado por um capanga a mando de alguém denunciado pelo jornalista no seu blog e Instagram, cujo foco é o jornalismo investigativo, com denúncias contra práticas desonestas, desvio de recursos públicos e arbitrariedades.
Um dos requisitos para inclusão no PPDDH é o de estar em situação de risco e ameaça, conjuntura em que Ricardo Antunes está perfeitamente enquadrado, avaliam entidades do jornalismo. O PPDDH tem convênio com o governo de Pernambuco, o que facilita a incorporação do jornalista pelo programa.

Este ano, o jornalista foi perseguido por uma juíza do Recife que mandou prendê-lo, cassou seu passaporte e suspendeu suas redes sociais num processo a que responde por injúria e difamação, considerado de pouca gravidade. As decisões foram posteriormente revogadas no Tribunal de Justiça de Pernambuco por terem sido consideradas excessivas e contrárias à legislação.
Ricardo Antunes informou, recentemente, que o comodoro do Cabanga Iate Clube, Altair Júnior, responde a nove processos por sua gestão na Prefeitura de Palmares, na Zona da Mata, entre 2017 e 2020, e fez compra suspeita de uma lancha por R$ 2 milhões.
Entre várias outras postagens do Blog e do Instagram, constam denúncias sobre um médico que usa o CRM do sogro na rede de clínicas LP Saúde; irregularidades em licitações no São João de Caruaru pela empresa Festa Cheia, do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) e do empresário Augusto Acioli; detalhes das falcatruas que levaram à prisão o empresário Sebastião Figueiroa e família.
O blog e o Instagram de Antunes postaram também, entre notícias de grande repercussão, farra de passagens aéreas obtidas na administração de Fernando de Noronha pelo presidente do Conselho Distrital da ilha, Ailton Rodrigues Junior; demissão de funcionários do TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) por falsificação de assinatura de desembargadores; licitações suspeitas para a Feira Nordestina do Livro, no Recife.









