Da Redação do Blog – A maior parte das escolas não recebeu, ainda, a menos de uma semana do início do ano letivo na rede estadual de ensino, um real sequer do programa Investe Escola. O valor para este ano, de R$ 50 milhões, foi anunciado com pompa e circunstância pela governadora Raquel Lyra em 26 de dezembro, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas.
A informação é de uma diretora de escola estadual no Agreste. Somente no último dia 17 é que a Secretaria de Educação enviou comunicado às escolas sobre os procedimentos burocráticos para receber os recursos do Investe Escola, “a fim de possibilitar que cada escola beneficiária se organize para receber seus estudantes”, descreve o comunicado.

Até agora, contudo, nenhum repasse foi feito e mesmo que venha a ocorrer alguma liberação, será tarde para melhorar, até a próxima quarta-feira, quando começam as aulas, a infraestrutura da escola, uma das finalidades do programa.
O objetivo do programa é descentralizar os recursos aplicados na manutenção da rede de ensino estadual. “O Investe Escola é o programa em que a gente encaminha dinheiro direto na escola para que se prepare para poder receber os alunos em fevereiro, revendo telhados, banheiros, cozinhas, funcionando bem”, discursou Raquel no anúncio dos recursos.
“Pelo andar da carruagem, se continuar chovendo e houver goteiras, não sobrará tempo nem para trocar três telhas e os alunos recomeçarão as aulas com chuva na cabeça”, declara a diretora da escola do Agreste.
OUTRO LADO
Tentamos ouvir o governo do estado sobre o atraso nos repasses do Investe Escola, mas não obtivemos retorno até agora. O espaço continua aberto a manifestações e a reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.