Da Redação do Blog – As águas dos rios baixaram em Pernambuco, com a menor intensidade das chuvas, mas o Rio Capibaribe, que atravessa o Recife, continua acima da cota de alerta – isto é, com alta possibilidade de inundação. A informação é do gerente de monitoramento de recursos hídricos da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), Kássio Kramer.
“A situação do momento é de redução dos níveis dos rios. Como as chuvas diminuíram no estado, os rios estão apresentando um decréscimo nos níveis”, afirmou Kramer, em vídeo postado na manhã desta quinta-feira (6) no Instagram da Apac. Advertiu, contudo, que o Rio Capibaribe, com risco de inundação, e o Rio Capibaribe Mirim, que transbordou no município de Itambé, na Zona da Mata Norte, são exceções.
O gerente de monitoramento de recursos hídricos da Apac assegurou que qualquer alteração para cima nos níveis do Rio Capibaribe será imediatamente avisada à população.
Levantamento da Apac informa que o temporal que castigou na quarta-feira (5) a Região Metropolitana do Recife atingiu mais duramente Goiana, que registrou 234mm de chuva, o maior volume ocorrido na RMR. Igarassu veio em segundo lugar, com 217,6mm, seguido, pela ordem, por Abreu e Lima (201,7mm), Recife (193,2mm) e Itapissuma (189,1mm).
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta quinta-feira (6) na RMR é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, de intensidade moderada. As temperaturas irão variar de 24º a 32º.