Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Home Política

Famílias buscam respostas após mortes por descarga elétrica no Recife

Redação Por Redação
07/02/2025 - 08:30
A A
Em ruas alagadas do Recife, descargas elétricas matam três pessoas em um dia

Em ruas alagadas do Recife, descargas elétricas matam três pessoas em um dia

CompartilharTweetarWhatsApp

Do G1 – Das sete mortes que ocorreram entre quarta (5) e quinta-feira (6) em decorrência das fortes chuvas no Grande Recife, três foram ocasionadas por descargas elétricas no meio da rua. Duas no Recife e uma na cidade de Paulista. Entre o choque da perda e a falta de informações detalhadas, as famílias esperam uma explicação das autoridades sobre o que aconteceu.

Na manhã de quarta (5), Juan Pablo da Silva Melo, de 21 anos, morreu após levar um choque quando caminhava numa área alagada na Rua Dom Bosco, no Centro do Recife. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) diz que ele morreu por eletroplessão, termo técnico usado para explicar uma morte ocorrida em consequência de descarga elétrica acidental.

Valdomiro Simões da Silva Neto, de 18 anos, morreu na tarde de quarta, no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Ele estava voltando do trabalho, passando por uma área alagada, quando se desequilibrou e encostou na parede de uma casa abandonada e recebeu a descarga de energia (veja mais abaixo).

A terceira morte por choque elétrico da quarta-feira foi a de Myriam Vitória Amorim da Silva, de 24 anos, quando ela voltava da padaria, no município de Paulista, durante a noite. A jovem estava na Avenida Antônio Cabral de Souza, no Loteamento Nossa Senhora da Conceição, quando, segundo testemunhas, encostou num contador de energia e recebeu uma descarga elétrica, morrendo no local.

Juan Pablo da Silva Melo, 21 anos

Juan Pablo da Silva Melo, de 21 anos, que morreu na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
Juan Pablo da Silva Melo, de 21 anos, que morreu na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife

Segundo a família de Juan, o rapaz saiu de casa na manhã de quarta para ir a um curso de informática, mas não conseguiu entrar na escola porque a rua estava alagada e a aula tinha sido cancelada. Quando levou o choque elétrico que causou a sua morte, o jovem estava tentando voltar para casa, no bairro do Pina, na Zona Sul.

A mãe de Juan, a autônoma Eliene Maria da Silva, explicou que o filho saiu perto das 7h20 e, um pouco antes das 8h, telefonou para dizer que estava perto da escola, mas não conseguia entrar porque o local estava cheio de água.

“Acho que ele estava indo para a [Avenida] Agamenon Magalhães para pegar um ônibus para voltar para casa. Fiquei o dia todo na agonia; pensei que tinha descarregado o telefone. Só pensava em assalto. Fiquei a tarde toda na frente da Igreja do Pina, na parada de ônibus, esperando ele chegar. Foi quando, de noite, minha sobrinha mandou uma foto, e depois a pedagoga [do curso] ligou dizendo o que tinha acontecido. Aconteceu o que eu tinha medo”, lamentou Eliene da Silva.
De acordo ela, nenhum representante da Neoenergia, ou da Prefeitura do Recife, entrou em contato com a família.

“A polícia via a minha ligação e não atendia. No telefone dele (Juan) aparece ‘Mainha’, mas ninguém atendia. Aqui estou eu, sem um dos filhos. Poderia ser três, 10, 20, mas não justifica. O IML diz que foi descarga elétrica”, desabafou a mãe de Juan da Silva, dizendo que espera justiça sobre o caso.

Durante o velório do estudante numa casa funerária no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, Brian da Silva lembrou do irmão como uma alguém que fazia amizade em todos os lugares em que passava.

“Não tinha rixa com ninguém, em todo lugar que chegava gostava de rir, de jogos on-line, RPG. Estava fazendo um curso de informática e ia iniciar um curso de inglês. A Neoenergia disse que não estava vazando corrente. Como não estava vazando corrente e a gente está aqui hoje?”, disse Brian da Silva.

A Neoenergia informou que desligou a energia no local imediatamente após receber, do Samu, a informação sobre o choque elétrico. Segundo a empresa, técnicos da concessionária foram enviados ao local e constataram que não havia problemas com a rede elétrica.

A área ficou isolada e com o fornecimento de energia suspenso até a conclusão dos trabalhos do Samu, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística (IC).

Juan Pablo da Silva foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro na tarde de quinta (6).

Myrian Vitória Amorim da Silva, 24 anos

Myriam Vitória Amorim morreu depois de sofrer choque elétrico no Loteamento Nossa Senhora da Conceição — Foto: Reprodução/WhatsApp
Myriam Vitória Amorim morreu depois de sofrer choque elétrico no Loteamento Nossa Senhora da Conceição

Entregadora de aplicativo com motocicleta, Myriam morava com a mãe no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, e namorava uma pessoa no município de Paulista, na RMR. Segundo parentes, ela tinha ido para a casa dessa pessoa, deixou a motocicleta estacionada e seguiu a pé para comprar pão. Na volta, levou um choque ao tocar no muro de uma casa.

Raphaela Moura, prima de Myrian da Silva, disse que a família soube pelo Facebook o que tinha acontecido e que vizinhos tentaram reanimar a jovem antes de o Samu chegar ao local. “A gente recebeu vídeos de redes sociais mostrando as pessoas tentando reanimar ela e um outro [vídeo] mostrando um fio desencapado em cima de uma calçada”, contou Raphaela Moura.

Uma moradora do local que pediu para não ser identificada disse à TV Globo que a jovem encostou a sombrinha num contador de energia e que os vizinhos que tentaram socorrer ela também levaram choque (veja vídeo acima).

“Ela fez aniversário em 28 de janeiro. Era uma pessoa muito brincalhona, tinha acabado de conquistar a moto dela, de tirar a habilitação. Foram muitos sonhos interrompidos de uma forma precoce. Porque a lei da vida é a gente como filho enterrar nossos pais, e simplesmente agora minha tia está ali, sem condições nenhuma, esperando reconhecer o corpo para enterrar a filha dela. Toda a família está desolada”, lamentou Raphaela Moura.

Valdomiro Simões da Silva Neto, 18 anos

Valdomiro Simões da Silva Neto, de 18 anos, morreu eletrocutado em acidente relacionado às chuvas no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp
Valdomiro Simões da Silva Neto, de 18 anos, morreu eletrocutado em acidente relacionado às chuvas no Recife

Valdomiro voltava do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no Curado, onde trabalhava com o pai numa barraca de frutas.

O rapaz passava com o irmão pela Rua Barão de Anadia, no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, quando foi atingido por uma descarga elétrica após encostar no muro de uma casa abandonada.

“Ele passou ao lado de uma casa abandonada. Estava chovendo quando ele se desequilibrou e tocou na parede dessa casa. Aí teve uma descarga elétrica. Corremos eu, meu irmão e minha irmã para ajudar ele. E nisso, a gente também tomou choque”, contou a irmã de Valdomiro, Beatriz da Silva Costa.
De acordo com ela, um dos irmãos precisou usar uma camisa para cobrir o jovem e conseguir retirá-lo do local. Valdomiro foi levado por um vizinho para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, também na Zona Oeste da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

“Foi um desespero. Meu irmão conseguiu puxá-lo com a camisa, mesmo levando choque […]. A gente levou [ao hospital] e, com pouco tempo, intubaram ele e, na intubação, ele faleceu”, disse Beatriz.

A Neoenergia disse que lamenta as fatalidades ocasionadas pelas chuvas e que enviou uma equipe, na noite da quarta-feira, ao local e constatou que se tratou de um “acidente doméstico”.

Segundo a empresa, a ocorrência foi provocada por um vazamento de corrente elétrica nas instalações internas do imóvel, sem relação com a rede de distribuição da companhia.

A Polícia Civil informou que a Delegacia de Jardim São Paulo abriu um inquérito para apurar o caso, que foi registrado como “morte a esclarecer”.

Tags: ChuvasDescarga ElétricaJoão CamposJuan Pablo da Silva MeloMorteMyrian Vitória Amorim da SilvaNeoenergiaPaulistaPrefeituraRecifeTemporalValdomiro Simões da Silva Neto
Compartilhar30Tweet19Enviar
Redação

Redação

Matérias relacionadas

Hotel Grand Mercure fecha portas e dá lugar a residencial em Recife – Boa Viagem

Do Diário de Pernambuco - Os funcionários do Hotel Grand Mercure, que fica na Avenida Boa Viagem, já estão em clima de despedida do trabalho no local. O...

Leia MaisDetails

Entregadores encerram protesto após motociata pelo Recife

Do Diario de Pernambuco - O protesto realizado pelos motoboys e trabalhadores que fazem entregas a partir de pedidos feitos por aplicativos teve menos impacto do que tinha...

Leia MaisDetails

PM mobiliza 152 policiais para garantir a ordem pública na manifestação dos motoboys

Do JC com Redação do Blog – A Polícia Militar espalhou 152 integrantes em uma dúzia de pontos no Recife e na Região Metropolitana, desde a manhã desta...

Leia MaisDetails

Governo de Pernambuco coloca Polícia Militar e BPRV nas ruas da Região Metropolitana do Recife

Da Redação do Blog - Equipes da PM estão mobilizadas desde as primeiras horas, em vários locais onde foi marcado o início das manifestação dos motoboys. Bloqueios das...

Leia MaisDetails

Jornalista Ricardo Antunes ganha mais uma na Justiça, desta vez contra a “Máfia das Creches”

Juiz Fernando Azevedo julgou improcedente pedido de Jaciara Melo

Da Redação do Blog – O jornalista investigativo Ricardo Antunes obteve mais uma vitória judicial: foi absolvido nesta terça-feira (19) pelo juiz Carlos Fernando Carneiro Valença Filho, da...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo
Polícia Civil desarticula quadrilha suspeita de homicídios e tráfico com bloqueio de R$ 38,8 milhões

Polícia bloqueia R$ 38 milhões e prende 11 pessoas em investigação de homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

Ipojuca

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Bolsonaro Brasil Brasília coluna coronavírus corrupção Covid-19 Cultura Destaque Economia Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Futebol governo Internacional Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lula Marília Arraes Opinião Pandemia Paulo Câmara Pernambuco PF polícia cívil Polícia Federal Política PSB PSDB PT Raquel Lyra Recife Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Sergio Moro STF São Paulo Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Landing Page
  • Buy JNews
  • Support Forum
  • Contact Us

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?