Da Redação do Blog – A Central do Carnaval e a Arena Gastronômica começaram a funcionar nesta quarta-feira (26). Instaladas no entorno da Praça do Arsenal e na Rua do Observatório, as estruturas funcionarão nos dias 26 e 27 de fevereiro, das 16h às 00h, e de 28 de fevereiro a 4 de março, das 16h às 02h.
Realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, a Central do Carnaval reúne três grandes áreas: Arena Gastronômica, Central de Serviços e Central do Artesanato, além de espaços dedicados à saúde, informação e bem-estar.
A Arena Gastronômica é articulada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco e reúne uma diversidade de sabores. Serão 13 restaurantes mais uma operação simples, oferecendo desde pratos regionais até opções rápidas para quem não quer perder nenhum momento da festa.

Em 2024, a Arena Gastronômica registrou um faturamento recorde de R$ 1 milhão, um crescimento de 36,8% em relação ao ano anterior, com 56 mil foliões atendidos.
A Central de Serviços oferecerá estandes de Assistência à saúde (Cuide-se – Secretaria de Saúde), Farmácia, Achados e Perdidos, Secretaria da Mulher, Grife do Carnaval, Guarda Municipal/Alerta Celular, Caixa Eletrônico 24h, Procon Recife/Ouvidoria, Central dos Direitos Humanos e Central de informações ao folião. O espaço também tem fraldário gratuito e um ambiente dedicado à primeira infância.
A Central do Artesanato reunirá 35 boxes com produtos artesanais e serviços que vão desde customização de fantasias até massagem express. O espaço ainda contará com salão de beleza, sala do empreendedor, serviços da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, mídias digitais da Secretaria de Turismo e Lazer e atendimento da Secretaria Executiva da Política de Drogas.
A Central do Carnaval gerou 3.341 empregos diretos e indiretos em 2024. A movimentação econômica, somando todas as áreas e serviços oferecidos, ultrapassou R$ 3,2 milhões no ano passado.