Por Luiz Roberto Marinho – O prefeito João Campos (PSB) pode ter desrespeitado regras de órgãos de segurança aérea ao pilotar, na segunda-feira de carnaval, um drone para captar imagens do carnaval no Marco Zero.
As normas sobre uso do drone na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) e Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão do Ministério da Aeronáutica, determinam que todo piloto de drone deve possuir registro no Decea, que só é dado se o equipamento for cadastrado na Anac.
Esse cadastro é necessário e é obrigatório agendar e solicitar os voos previamente no Sarpas (Sistema de Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo por Aeronaves Não Tripuladas), administrado pelo Decea, para que o tráfego aéreo possa ser controlado de forma eficaz.
Drones com peso entre 250 gramas e 25 quilos precisam do cadastro na Anac, se operados a até 120 metros do solo. Já para casos de voos com drones que pesam entre 25 quilos e 150 quilos, existem requisitos técnicos exigidos dos fabricantes e o piloto deve ter certificado médico e licença para operá-lo.
Esse cadastro deve ser feito tanto para atividades profissionais quanto de lazer, com necessidade de atualização a cada dois anos, conforme determinam as regras.
Não se sabe, até o momento, qual o equipamento usado nas filmagens dos shows no Marco Zero e se havia autorização prévia do Decea para os registros. João Campos postou no seu Instagram as imagens de sua pilotagem no Marco Zero e ainda brincou, afirmando que o crédito delas devia lhe ser atribuído.
O OUTRO LADO
Tentamos contato com o prefeito João Campos (PSB), mas sem sucesso. O espaço continua aberto para sua versão dos fatos.
Confira a postagem do prefeito
Ver essa foto no Instagram