Com informações da Assessoria – O Instituto Brasil Solidário, em parceria com o Instituto Marcos Hacker de Melo, realiza de 10 a 19 de março uma série de oficinas gratuitas de arte e cultura para alunos e educadores da rede pública. As atividades começarão em Rio Formoso (10 a 12/03), seguirão para Gameleira (13 a 15/03) e Barreiros (17 a 19/03).
A programação inclui oficinas de Artes Cênicas, Teatro de Bonecos, Fotografia e Mediação de Leitura, junto com a doação de 500 livros e 3 câmeras fotográficas para a escola sede. O evento encerrará com apresentações culturais abertas à comunidade escolar.
Segundo Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, o momento das oficinas práticas presenciais abre um leque de oportunidades para potencializar as habilidades dos estudantes junto às práticas pedagógicas, além de apresentar alternativas sustentáveis que podem ser multiplicadas em toda a rede e comunidade.
“Durante as oficinas vamos apresentar diversas práticas que podem ser trabalhadas de forma lúdica e criativa com os alunos, incluindo construção de espaços literários, oficinas de confecção de marionetes, de fantoches, sendo tudo produzido com material reciclado que pode ser replicado dentro e fora da sala de aula. A ideia é promover um intercâmbio entre a comunidade e o público escolar, contribuindo para o engajamento dos estudantes e até inspirando atividades que podem gerar renda para as famílias desses alunos”, explica Salvatore.
As diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário são financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, junto a parceria de instituições e empresas privadas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. O Instituto Brasil Solidário também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.

No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, todas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais com uso de jogos.
Parceria IBS e Instituto MHM
Com atuação complementar, envolvendo projetos que abraçam as escolas e oferecem suporte e apoio aos educadores, a parceria do Instituto Brasil Solidário e Instituto Marcos Hacker Melo, chega para ampliar oportunidades para crianças e jovens das escolas públicas, a terem acesso a um ambiente escolar mais atrativo, inclusivo e transformador. Para isso, o Instituto MHM se utiliza de facilitadores educacionais dentro das salas de aula, voltados potencializar habilidades de alunos e colaborar com o desempenho escolar nos municípios em que atua.
Seguindo essa premissa, a união entre os projetos sociais, só fortalece o impacto da educação e reafirma o compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 – Parcerias e Meios de Implementação, que destaca que alianças estratégicas são fundamentais para enfrentar desafios globais e acelerar soluções para o desenvolvimento social.
Por meio dessa premissa, a proposta soma ainda um elo intersetorial, envolvendo não só duas organizações do terceiro setor, mas o engajamento da gestão pública e de financiadores privados, como a Volkswagen do Brasil e Volkswagen Caminhões e Ônibus, para a expansão dos projetos na região e a criação de soluções inovadoras e sustentáveis nas escolas.
Formações EAD gratuitas
Além das oficinas presenciais o projeto está com inscrições abertas para os cursos EaD, que envolvem desde formações em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.
A proposta abre oportunidade para as capacitações ofertadas de forma gratuita aos educadores de escolas públicas de todo o Brasil, incluindo acesso ao conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. Atualmente, os projetos do IBS já atendem os 26 estados do país, beneficiando mais de 1,7 milhões de alunos da rede pública.
As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram do Instituto Brasil Solidário: @brasilsolidario, para ter acesso ao formulário de inscrição.









