Da Redação do Blog – O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou nesta quinta-feira (27) o cancelamento de mais de 300 vistos de manifestantes envolvidos em protestos anti-Israel em universidades americanas, classificando-os como “lunáticos”.
Durante uma visita à Guiana, Rubio foi questionado sobre a revogação dos vistos e afirmou: “Talvez já sejam mais de 300 neste momento. Fazemos isso diariamente, sempre que encontro um desses lunáticos”. Ele acrescentou que espera que os protestos cessem com a retirada desses indivíduos do país.
Desde que Donald Trump reassumiu a presidência em 20 de janeiro, Rubio tem adotado uma postura rigorosa contra estudantes que organizam manifestações contra Israel devido ao conflito em Gaza.

O secretário também foi questionado sobre um incidente na Universidade Tufts, em Massachusetts, onde agentes de imigração mascarados detiveram a estudante turca de doutorado Rumeysa Ozturk.
Ela havia publicado um artigo de opinião em um jornal universitário acusando a instituição de encobrir um suposto “genocídio” contra os palestinos. De acordo com o Departamento de Estado, seu visto foi revogado.
Sem mencionar Ozturk diretamente, Rubio declarou: “Se alguém vem aos EUA não apenas para escrever artigos, mas para participar de atos que incluem vandalismo, assédio a estudantes, ocupação de prédios e desordem, não concederemos um visto”. Ele ainda ressaltou que, se uma pessoa obtiver o visto de forma enganosa e depois se envolver nesses movimentos, “vamos revogar seu visto”.









