Por André Beltrão — O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, passa a comandar o PSDB no estado. A decisão foi tomada por intervenção da Executiva Nacional do partido.
O movimento já era esperado desde que a governadora Raquel Lyra trocou o PSDB pelo PSD — mudança que não agradou à cúpula tucana, que classificou a decisão como uma “traição”.
Com isso, o partido deve caminhar com a candidatura de João Campos (PSB) ao governo do estado em 2026. “Ela achava que nós iríamos ficar de braços cruzados”, disse uma liderança que participou das articulações com o presidente nacional da legenda, o ex-governador Marconi Perillo.
Confira a nota oficial:
“A Executiva Nacional do PSDB, resolve intervir no Diretório Regional de Pernambuco onde constatou tanto ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária. Fruto dessa decisão, houve por bem nomear uma comissão interventora presidida pelo deputado Álvaro Porto de Barros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para que, juntamente com os outros membros designados, num prazo de 180 dias – podendo este prazo ser prorrogado – tenham a atribuição de organizar e dirigir o partido no âmbito estadual.
A Executiva Nacional determinou a alteração da composição do Diretório estadual junto à Justiça Eleitoral, inclusive no sistema de gerenciamento de informações partidárias, e designou também o secretário geral da Executiva Nacional, deputado Paulo Abi Ackel, como relator e responsável pelo acompanhamento do processo de forma permanente.”
Álvaro Porto, presidente da Comissão Interventora do PSDB/PE









