Por Juliana Lima – Protocolado nesta quarta-feira (30) pela oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no INSS recebeu a assinatura de 185 deputados, incluindo 81 filiados a partidos que possuem ministérios no governo Lula.
Da bancada de Pernambuco, apenas sete deputados assinaram o requerimento, sendo quatro parlamentares do PL, um do PP, um do Republicanos e um do União Brasil. O destaque é que Republicanos e Progressistas comandam ministérios no governo Lula: Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos, e André Fufuca, dos Esportes, respectivamente.
Os pernambucanos na lista pró-CPI são: André Ferreira (PL), Pastor Eurico (PL), Coronel Meira (PL), Fernando Rodolfo (PL), Clarissa Tércio (PP), Mendonça Filho (União Brasil) e Ossesio Silva (Republicanos).
No país, o partido com mais assinaturas é o PL, com 82 dos 91 deputados da bancada apoiando a “CPI das Fraudes do INSS”, que é de autoria do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO). A proposta é investigar as denúncias que vieram à tona após operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificaram um esquema de cobranças irregulares na ordem de R$ 6,3 bilhões em desvios entre 2019 e 2024.









