Por Luiz Roberto Marinho – O diretor de Relações Institucionais do Detran, Bruno Santos, negou as denúncias, divulgadas pelo Blog, de que suas viagens pelo interior são fictícias, por coincidirem com as postagens em redes sociais de eventos de que participou no Recife, ressaltando que as postagens não ocorrem necessariamente nos dias dos eventos.
Em nota oficial ao Blog, mencionou, entre os exemplos de defasagem entre os dias dos eventos e as postagens no Instagram, a distribuição de milho na sede do Detran, que, de acordo com ele, ocorreu em 19 de junho de 2024 e foi postada em 24 de junho, quando afirma que estava em viagem. “Nesse dia não houve sequer expediente no serviço público”, pontua.
Relata que a entrega de vans da Operação Lei Seca no Palácio do Campo das Princesas ocorreu em 19 de julho e não no dia seguinte, 20, quando foi feita a postagem de sua participação e ele diz que já estava viajando.
Declara ainda Bruno Santos haver defasagem de dias e às vezes de semanas entre a solicitação das diárias e o processamento e o depósito delas, “o que não quer dizer que não houve tal agenda”.
Atribui as denúncias de viagens fictícias a “factoides” de pessoas da administração anterior do Detran que foram exoneradas.
O diretor de Relações Institucionais não explicou, contudo, porque acompanhou evento político do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, postado em 5 de agosto, quando estava em viagem, entre 1º e sete de agosto, por cinco Ciretrans do interior.

Eis a íntegra da nota que enviou ao Blog:
“Em virtude dos factoides criados nas últimas horas por mero descontentamento de pessoas que foram da administração anterior e por essa gestão, exoneradas do órgão, colocando em dúvida nosso procedimento, seguem alguns contrapontos.
A postagem realizada pelo perfil oficial bem como pelo meu pessoal, alusiva a distribuição do milho na SEDE do órgão para os funcionários, não está relacionada diretamente com a data do acontecimento, que se deu no dia 19/06/2024 mas foi postado apenas no dia 24/06/2024 por ser a data do São João. Nesse dia não houve sequer expediente no serviço público em nosso estado.
No dia 20/07/2024 foi postada a matéria da entrega das vans da Operação Lei Seca no palácio Campo das Princesas, porém esse ato se deu no dia 19/07/2024, conforme matérias amplamente divulgadas em toda imprensa.
Na agenda do lançamento do programa PE na Estrada estivemos presentes, porém saímos em seguida ao evento para o sertão do estado, inclusive com registros fotográficos das visitas em várias Ciretrans, com vídeos e fotos postados.
A solicitação de diárias, que é uma prerrogativa do servidor que se ausenta do local de trabalho para atender demandas externas, é feita com antecedência e leva dias e as vezes semanas para serem processadas e depositadas, e pode haver alterações nas datas previamente agendadas, o que não quer dizer que não houve tal agenda.
Sobre as postagens, não são necessariamente veiculadas no dia ou no momento do acontecimento, uma vez que não se tratam de ”furos de reportagens”, mas de agendas institucionais.
Seguimos à disposição para maiores esclarecimentos a esse conceituado e prestigiado veículo de imprensa.
Sem mais,”
Bruno Santos
Diretor de Relações Institucionais DETRAN/PE