Da Redação do Blog – A governadora Raquel Lyra (PSD) aproveitou a 26ª Marcha dos Prefeitos, marcada para esta terça-feira (20), e se reuniu com alguns deles, no Escritório da Representação do governo em Brasília, nesta segunda-feira (19), aliados e da oposição. Volta a se encontrar com os prefeitos nesta terça-feira.
Um dos prefeitos aliados recebidos em Brasília foi Júnior de Irmã Têca (PSD), prefeito de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife.
Do PSB, partido de oposição a Raquel, a prefeita de Lagoa Grande, no Sertão, Catharina Garziera, também esteve com a governadora. Segundo a Secretaria de Comunicação do governo, elogiou a postura apartidária de Raquel nesta segunda-feira. “O governo do Estado é muito municipalista e está sempre aberto a receber todos os municípios de Pernambuco”, afirmou Catharina, de acordo com informação da Secom.

“Sempre somos muito bem atendidos por toda a equipe do governo do Estado. Não só lá no Recife, onde a gente tem uma necessidade de ser acolhido, mas também agora aqui em Brasília”, disse Caíque O Galeguinho, prefeito de Angelim, no Agreste, outro da oposição (PSB), conforme relato da Secom.
Candidata à reeleição, Raquel Lyra conquistou, recentemente, o apoio de quatro prefeitos do Republicanos, partido que voltou a ser presidido em Pernambuco pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, aliado da candidatura do prefeito João Campos (PSB) em 2026, em cuja chapa busca uma das vagas ao Senado.
Mais cedo, a governadora se reuniu no Palácio do Planalto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, gestor do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Um dos assuntos discutidos foi a necessidade de liberação mais rápida dos recursos federais para a conclusão da Adutora do Agreste, que atende atualmente cerca de 800 mil pessoas. Também foi solicitado o reforço imediato da Operação Carro-Pipa, diante das previsões de estiagem prolongada em 2025, informou a Secom.









