EXCLUSIVO, Por Ricardo Antunes – Ligado ao PP, e com fama de criador de casos e de discórdias na autarquia, Almir Pereira de Albuquerque foi finalmente demitido da Diretoria de Gestão do Detran-PE. Nem o presidente e seu amigo pessoal, Vladimir Lacerda, aguentou tantas arrogância e patuscada.
Em seu lugar assume o advogado Renato Hayashi, que atua na Ceasa, é mestre em políticas públicas pela UFPE, e considerado um quadro competente, mas também estava criando problemas na empresa. Renato atua também como advogado eleitoral do PP.
Ele também faz parte do grupo político do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), presidente do União Progressista em Pernambuco, federação formada pelo PP e União Brasil.
Eduardo da Fonte está mandando e muito no governo Raquel Lyra. Tem 14 deputados fieis à sua liderança e está perto de consolidar o sonho de disputar um mandato de senador em 2026 na chapa à reeleição de Raquel.

Com isso, já avisou que quem causar problemas para sua imagem terá sua cabeça cortada e sem pena. O deputado federal sabe que não pode errar e goza da confiança da governadora a tal ponto que é o único político da base aliada que não precisa submeter nome algum ao crivo do Palácio.
Além do Detran, Eduardo da Fonte controla o Porto do Recife, Ceasa e Lafepe, além de também ter indicado o secretário de Turismo, Kaio Maniçoba, e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.