Da Redação do Blog — Após denúncia publicada pelo Blog, o Supermercado Soberano divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso envolvendo o cliente Ricardo Gomes da Silva, 56 anos, que acusou a rede de apropriação indébita, violência física e crime contra o consumidor após uma compra na unidade da Avenida Jequitinhonha, em Boa Viagem.
Segundo Ricardo, o pagamento via PIX de R$ 95,75 foi debitado de sua conta, mas o supermercado não reconheceu a transação. Após quase uma hora de espera pelo estorno, ele tentou sair com as sacolas de compras e foi impedido por seguranças. “Correram para cima de mim e me seguraram pelo braço. Tive de soltar as sacolas para não ser agredido”, relatou.
Já na versão apresentada pela equipe jurídica do Soberano, o PIX teria “ficado bloqueado” por instabilidade no sistema bancário. A empresa afirma que foi sugerido ao cliente refazer o pagamento, com promessa de devolução do valor duplicado caso o primeiro não fosse estornado. Ainda segundo o supermercado, o cliente “se exaltou” e chamou a PM, mas teria ido embora após três horas de espera.
Leia a nota na íntegra:
“O SUPERMERCADO SOBERANO, vem a público esclarecer os fatos publicados pelo @ricardoantunesblog, onde um cliente acusa o estabelecimento de apropriação indébita, violência física e crime ao consumidor.
No sábado, dia 24/05/2025, por volta das 14:30 horas, o Sr. Ricardo Gomes da Silva, realizou suas compras no nosso estabelecimento comercial, e ao realizar o pagamento no pix, este não foi repassado ao Supermercado devido à instabilidade na rede do Banco.
Nesse momento, foi mostrado ao cliente, que a transação não havia sido realizada, e que o pagamento se encontrava bloqueado. Para não haver nenhum contratempo, foi sugerido ao mesmo que refizesse a transação e que caso o primeiro valor não fosse estornado para sua conta bancária em um prazo de 24 horas, o mesmo retornasse ao supermercado para que lhe fosse devolvido o valor.
De forma exaltada, o Sr. Ricardo, informou que não iria realizar novo pagamento, e que iria levar suas compras de qualquer forma. Com clara intenção de gerar mais tumulto, chamou uma viatura da Polícia Militar, porém, após aguardar 3 horas, sem sucesso, foi embora.
O Supermercado Soberano é uma empresa séria, com 13 lojas no estado de Pernambuco, e sempre preza pelo teu lema “FAZENDO MAIS POR VOCÊ”, e pela clareza e verdade dos fatos, pois ver em seus clientes, “Amigos”, e busca sempre o seu bem estar e retorno a nossas lojas.”
À disposição para maiores esclarecimentos.
Equipe jurídica do Supermercado Soberano.
Recife, 26 de maio de 2025.