Da Redação – A situação do transporte público em Pernambuco acaba de ficar ainda mais alarmante! A empresa de transporte 1002 anunciou, em um comunicado a suspensão de quatro linhas
intermunicipais a partir do dia 3 de junho de 2025. Essa decisão está gerando uma onda de preocupação entre aqueles que dependem dessas rotas diariamente para se deslocar.
As linhas que serão cortadas são:
- Recife x Machados
- Recife x São Vicente (via Timbaúba)
- Recife x São Vicente (via Buenos Aires)
- Timbaúba x Itambé
Segundo a empresa, essa medida extrema foi tomada para garantir a sustentabilidade das operações e manter a qualidade dos demais trajetos. Mas o que realmente preocupa é o motivo alegado: o crescimento desenfreado do transporte clandestino na região, que está colocando em risco a segurança e a regularidade dos serviços.
“A suspensão se dá em função do avanço do transporte clandestino na região até então sem qualquer controle, o que torna inviável a manutenção dos serviços daquelas linhas”, afirma o comunicado.
É um sinal claro de que o transporte irregular está tomando conta das estradas, afetando diretamente os usuários do serviço.
Com essa decisão, muitos moradores de Machados, São Vicente, Timbaúba e Itambé enfrentam uma crise de mobilidade. A expectativa é que órgãos responsáveis pelo transporte público ajam rapidamente para encontrar soluções antes que a situação se torne ainda mais caótica, evitando uma sobrecarga em outras linhas e a dependência do transporte clandestino.
A 1002 encerra o comunicado agradecendo pela compreensão de todos e reforçando que permanece operando normalmente em outras rotas.









