Por Luiz Roberto Marinho – Comemorado neste sábado (7), o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa apresenta o país na 63ª posição no ranking mundial da liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), mas registra vitórias recentes, como as conquistadas pelo jornalista pernambucano Ricardo Antunes, vítima frequente de assédio judicial pelo exercício do jornalismo investigativo no seu Blog, um dos mais acessados do Nordeste.
Emboscado a socos em novembro passado, Antunes viu a 3ª Vara Criminal do Recife tornar réus, na quinta-feira (05), o empresário Rodrigo Tavares Ramos, dono da rede de clínicas LP Saúde, como mandante, e Pedro Henrique Costa de Oliveira, 29 anos, como executor do atentado, ocorrido em novembro último. Em abril, Antunes venceu no STF (Supremo Tribunal Federal) uma batalha judicial de 13 anos contra o marqueteiro Antonio Lavareda, que o acusava de extorsão. O jornalista foi absolvido e o processo encerrado.
O ranking da RSF, divulgado anualmente, registrou, mês passado, que o Brasil melhorou sua posição no ranking mundial da liberdade de imprensa em 180 países, subindo da 82ª posição, em 2024, para a 63ª, este ano, mas constatou que continuam crescentes o assédio judicial e a violência on-line contra os jornalistas brasileiros.
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa é comemorado todo 7 de junho para lembrar manifesto de 1977 exigindo o fim da censura à imprensa e à restrição da liberdade de informação.
Assinado por quase três mil jornalistas, o documento, publicado no Boletim da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), denunciava a apreensão de edições inteiras de periódicos, a omissão de informações por parte do governo e a ameaça representada pelo AI-5, o ato institucional que inaugurou a fase mais dura da ditadura brasileira.
A ditadura acabou, pontua Antunes, mas as ameaças ao exercício do jornalismo persistem e é preciso estar sempre a postos, ressalta ele, para denunciá-las e combatê-las, em nome do regime democrático e do direito constitucional de acesso à informação e da liberdade de expressão, causas lembradas no Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.