Com informações da Assessoria — A aposentada Márcia Marcelo, de 70 anos, moradora de Caruaru, não escondia a alegria: após três anos esperando por uma mamografia, conseguiu realizar o exame graças à Carreta da Mulher Pernambucana. “Estou contando a todas as mulheres que conheço. Prevenção salva vidas”, disse, emocionada.
O depoimento de Márcia simboliza o impacto da iniciativa que completa agora seu primeiro mês de atendimento. Lançada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES-PE), a Carreta já realizou mais de 3 mil procedimentos, incluindo 1.473 mamografias, 841 consultas ginecológicas e 642 ultrassonografias de mama.
Entre os dias 30 de junho e 5 de julho, as unidades móveis estarão em Rio Doce (Olinda), Praça de Camaragibe e no Marco Zero de Caruaru, oferecendo exames e consultas com mastologista, ginecologista, colposcopia e biópsias conforme a necessidade clínica.

“É um orgulho ver essa ação chegando a tantas mulheres que esperavam há anos por exames básicos. Esse é o compromisso de um governo feito por mulheres: ampliar o acesso à saúde e cuidar de quem mais precisa”, afirma a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Mulheres de 50 a 69 anos podem fazer mamografia direto na unidade, sem necessidade de encaminhamento. E os atendimentos priorizam pacientes encaminhadas pelas UBSs.








