Da Redação do Blog — Visto como exageradamente moderado, o senador Fernando Dueire (MDB-PE) entrou na mira bolsonarista. Enquanto cresce a pressão da oposição no Congresso para votar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, Dueire mantém o silêncio — e está pagando caro por isso.
O economista e ex-secretário de Infraestrutura de Pernambuco virou alvo nas redes sociais, especialmente no Instagram, onde acumula dezenas de comentários pedindo que ele se posicione. “Senador, cadê o voto a favor do impeachment de Alexandre de Moraes?”, cobrou o vereador do Recife Gilson Machado Filho (PL). Já a missionária Michele Collins resumiu: “É pelo Brasil, senador. Assine”.
Dos três senadores de Pernambuco, dois — Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT) — já se posicionaram contra o pedido. Dueire, visto como mais moderado, segue em silêncio, sem sinalizar de que lado está.
O pedido de impeachment é parte de um pacote defendido por parlamentares da oposição, que inclui também a votação da anistia a presos do 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado. A movimentação ganhou força após a decisão do STF que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro.
O tema é sensível. O MDB, partido de Dueire, foi símbolo da resistência à ditadura e protagonista na redemocratização do país. Já os ataques de 8 de janeiro são tratados como tentativa de golpe por diferentes setores do Judiciário, do Legislativo e da sociedade civil.
Veja os comentários:










