Da Redação do Blog — A incorporação de mais 2.299 policiais militares, em cerimônia festiva na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, em 12 de agosto último, o maior ingresso de uma só vez à corporação na história de Pernambuco, irá ampliar ainda mais os bons resultados já obtidos pelo programa Juntos pela Segurança.
O programa registrou, no primeiro semestre do ano, uma redução de 11% nas mortes violentas e de 6% nos roubos, atingindo o segundo menor índice da série histórica de mortes violentas e o menor patamar de crimes violentos patrimoniais. Nas ruas desde o dia 18 passado, o novo contingente da Polícia Militar cumpre um dos eixos do Juntos pela Segurança, o das cidades seguras.
A ação marca o início da chamada Prática Operacional Supervisionada, etapa em que os novos soldados aplicam os conhecimentos adquiridos no curso de formação. Do novo contingente, 441 soldados começaram a trabalhar no Recife, enquanto os 1.858 militares restantes estão atuando nas demais cidades da Região Metropolitana.
Nascida em Sergipe, a soldado Thaisa Milena da Cruz Guimarães, de 28 anos, compartilhou a emoção e o compromisso de iniciar essa nova fase na segurança pública. “O desejo que todos nós tínhamos era de estar nas ruas vivendo de fato o serviço militar. Nosso sonho é servir à comunidade, proteger a sociedade e trabalhar pela segurança de todos”, comemorou.

A atuação dos novos soldados ocorrerá em duas fases. Na primeira, o policial trabalha no policiamento ostensivo a pé, em dupla ou trio. Em um segundo momento, passa a integrar o policiamento em viaturas, adquirindo experiência nas duas modalidades. Dessa forma, ao final do estágio, estará preparado para desempenhar qualquer tipo de policiamento.
A soldado Maria Karoline, 19 anos, natural de Palmares, na Zona da Mata, uma das integrantes da nova turma, destaca o número de mulheres formadas, num total de 320, reforçando a busca por paridade de gênero também na Polícia Militar.
“É uma emoção muito grande poder representar todas as mulheres na Polícia Militar e poder servir a todo o povo de Pernambuco. Estou emocionada também por honrar a minha família”, pontuou ela.
A ampliação do efetivo permitirá reforçar o policiamento ostensivo, ampliar a presença nas comunidades e fortalecer ações integradas de prevenção e combate à criminalidade, dando mais tranquilidade à população.

O programa Juntos pela Segurança prevê, até 2026, o ingresso de mais de sete mil novos profissionais, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares, com investimento superior a R$ 1 bilhão. Em julho, 280 novos soldados foram incorporados ao Corpo de Bombeiros. Somente na PM haverá, até o final do próximo ano, um aumento de um terço da tropa atual.
A formação da nova turma de policiais militares foi realizada entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de julho de 2025 no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), nos polos Curado e Imbiribeira, sob supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES).
Com 1.080 horas-aula e 36 disciplinas, o curso abordou temas como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo.
Em setembro, mais 2.400 novos praças iniciam a segunda turma do Curso de Formação. Paralelamente, haverá o ingresso de 450 novos oficiais, dos quais 300 estão em formação, aperfeiçoando a preparação técnica da Policia Militar de Pernambuco.
Maior quantidade e melhor qualidade nos efetivos da Polícia Militar cumprem alguns dos objetivos do programa Juntos pela Segurança, cujos resultados estão cada vez mais perceptíveis pelo cidadão.