Da Redação do Blog – As irregularidades na administração do Sport denunciadas pelo deputado Luciano Bivar (União-PE), que defende a demissão do presidente do clube, Yuri Romão, levaram o parlamentar a apresentar requerimento à Comissão do Esporte da Câmara solicitando audiência pública para debater transgressões à Lei do Esporte também pelo Cruzeiro e Bahia.
No requerimento à presidente da Comissão, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), Luciano Bivar, que presidiu o Sport, lista 10 participantes da audiência pública, começando pelo ministro do Esporte, André Fufuca.
Além de Yuri Romão, os outros convidados são o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Samir Xaud; o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Patrick Corrêa; o presidente da FPF (Federação Pernambucana de Futebol), Evandro Carvalho; os presidentes do Cruzeiro, Lidson Magalhães, e do Bahia, Emerson Ferrettti.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/q/h/0N2JowQbiMqA0Sl6Kb5w/sede.jpg)
A lista de convidados inclui também o procurador-geral da Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier, o professor da PUC-SP Fernando Monfardini, especialista em compliance (cumprimento de regras e leis) no futebol: a presidente executiva da ONG Atletas do Brasil, a ex-ministra do Esporte Ana Moser, e um dirigente do Conselho Deliberativo ou do Conselho de Administração do Sport.
Na justificação da audiência pública, o deputado pernambucano argumenta a necessidade urgente de avaliar e debater irregularidades frequentemente identificadas na gestão de clubes esportivos no Brasil, descumprindo os dispositivos da Lei Geral do Esporte, de 2023.
Bivar cita “a falta de transparência na divulgação de informações financeiras, a inexistência de políticas efetivas de governança corporativa e compliance, bem como indícios de operações financeiras com empresas de fachada ou práticas similares que colocam em risco a integridade e a sustentabilidade das instituições”. Segundo ele, são “casos emblemáticos” o Sport Club do Recife, Cruzeiro Esporte Clube e Esporte Clube Bahia.
Confira a íntegra do requerimento de Luciano Bivar.