Da Redação do Blog – “Aqui só tem um agressor e um agredido”: com esta declaração, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Daniel Coelho, abandonou audiência pública de que participava, nesta terça-feira (19), na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Alepe), diante de xingamentos do funcionário da Prefeitura do Recife identificado como Herbert Souza de Andrade.
Daniel partiu na direção de Herbert, mas foi contido por um segurança da Alepe. “Democracia é respeitar as instituições, democracia é respeitar as opiniões alheias. Isso aqui é um processo de aprendizado democrático”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente ao sair da audiência pública, convocada para discutir medidas de preservação ambiental na construção da Escola de Sargentos e do Arco Metropolitano.
O funcionário da prefeitura criticou a governadora Raquel Lyra (PSD) por haver substituído a ex-secretária Ana Luísa Ferreira para “colocar esse cara de branco que está aí” e, de acordo com nota oficial da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, proferiu palavrões.
“Houve uma agressão gratuita feita por um ocupante de cargo comissionado da prefeitura do Recife, senhor esse investigado por crime ambiental e reincidente, pois já havia agredido a secretária Ana Luiza Ferreira. Não havendo a retirada do agressor do local, a equipe do governo do estado se retirou, pois não há como conviver esse tipo de expediente na Casa do Povo”, postou Daniel Coelho nas redes sociais.
No sábado (16), o secretário de Meio Ambiente havia tido um diálogo duro, mas civilizado, com o secretário-executivo de Habitação da Prefeitura do Recife, Felipe Cury, ao embargar o corte de árvores na antiga Vila dos Sargentos, em Boa Viagem, na Zona Sul, determinado pela prefeitura para a construção do Conjunto Habitacional Vila da Aeronáutica, dentro do programa Minha Casa Minha Vida.
Em nota oficial, a Secretaria do Meio Ambiente disse que Herbert Souza de Andrade é lotado na Secretaria Municipal de Meio Ambiente como comissionado, já havia agredido verbalmente a antecessora de Daniel Coelho e responde a acusação de crime ambiental pela Prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, supostamente por haver transportado ovos de tartaruga sem autorização.
Confira a nota da Secretaria e imagens do imbróglio na Comissão de Meio Ambiente da Alepe.
“Ocupante de Cargo Comissionado na Prefeitura do Recife, Herbert Souza de Andrade, agride verbalmente com palavras de baixo calão a equipe do Governo de Pernambuco durante audiência pública que ocorria pacificamente na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), promovida pela Comissão de Meio Ambiente.
O agressor está lotado na Prefeitura do Recife desde 2 de maio de 2023 como extra quadro, exercendo a função de Gestor de Unidade com a remuneração de R$ 6.386,38. Conforme o Portal da Transparência, está na Secretaria Municipal Meio Ambiente, Unidade de de Conservação da Natureza (UCNs) de Educação Ambiental.
Na ocasião, Herbert também proferiu palavras difamando Daniel Coelho, sendo contido pelos militantes presentes na audiência pública e por servidores da Alepe. Como o mesmo não foi retirado do plenário, a equipe se retirou e se colocou à disposição dos movimentos sociais para dialogar com a pasta, em um ambiente onde haja respeito e civilidade.
O agressor responde, desde 2022, a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), aberto pela Secretaria Executiva do Meio Ambiente do Paulista que noticiou a ocorrência de “crime ambiental, onde os autores estariam perseguindo e molestado tartarugas marinhas ao longo da orla de Paulista, manejando transportando ovos sem autorização da autoridade competente”.
Com comportamento agressivo em outras ocasiões, Herbert também agrediu verbalmente a ex-secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luísa Ferreira.
Lamentamos que na casa do povo em um debate tão importante para o meio ambiente de Pernambuco, alguém que ocupa cargo comissionado da prefeitura do Recife, tumultue, agrida e prejudique a escuta de representantes do governo, como também da sociedade civil.”









