Da Redação do Blog – “Foi um freio nesta enxurrada de tentativas de calar a imprensa”, comemorou o criminalista Frederico Vilaça, um dos advogados do jornalista investigativo Ricardo Antunes, sua absolvição da acusação de calúnia e difamação feita pela dona de creches Jaciara Vieira Gomes de Melo, apontada em suspeitas de irregularidades na contratação de creches pela Prefeitura do Recife.
A decisão foi proferida nesta terça-feira (19) pelo juiz da 1ª Vara Criminal do Recife, Carlos Fernando Carneiro Valença Filho, por falta de provas, como estabelece o artigo 386, item VII, do Código de Processo Penal.
Para a advogada Paula Rúbia Souza, outra defensora do jornalista, “houve um enorme descompasso entre aquilo que é dito na ação e o que é provado”. Segundo ela, não é crime um jornalista investigativo divulgar reportagens com fundamento em questões consideradas controversas, como a contratação de creches pela Prefeitura do Recife.
Bem-humorado, Frederico Vilaça acrescentou que “todo mundo que se sente incomodado com a verdade” integra o que classifica como ‘jus esperniandis’ e pode levar o troco de ser processado por denunciação caluniosa, prevista na legislação penal.
Confira o depoimento dos dois advogados
FREIO
“Foi um freio nesta enxurrada de tentativas de calar a imprensa”, comemorou o criminalista Frederico Vilaça, um dos advogados do jornalista investigativo Ricardo Antunes, sua absolvição da acusação de calúnia e difamação feita pela dona de creches Jaciara Vieira Gomes… pic.twitter.com/bBLhH0xEwW
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) August 20, 2025









