Por Ricardo Antunes – Aprendi com o jornalismo. Não sabe do assunto vai pesquisar e ler bastante. Não tem outro jeito para quem não nasceu “gênio”.
Pelo que estou vendo a turma “afrouxou” e está no “liberou geral” em várias cidades.
Pelo que li, essa peste não tem cura. Vc morre e os amigos não podem nem lhe dizer adeus. Tudo lacrado. Tudo fechado. Você não pode tocar o rosto do seu ente querido. Você não pode acender uma vela na última missa. Você não tem ( nem o que se foi) a chamada “cerimônia do adeus”.
Já imaginou quanta dor? Quanta tristeza junta?
Claro que somos privilegiados quando estamos na chamada classe média. Ou “pensamos” que estamos.
Um amigo meu, dono de hospital, veio no seu carro e me trouxe máscaras e gel. Fiquei com uma e dei a outra ao caseiro aqui de casa.
Somos privilegiados com esse tipo de gesto.
É nosso “dever” fazer nossa parte. É nosso dever olhar para o lado.
Mais duas ou três semanas, talvez um mês, possamos começar a sair do casulo. Governo liberou grana para os mais pobres. Operação de guerra porque somos milhões sem qualquer tipo de renda.
Outro amigo me ligou me pedindo uma matéria para uma família que fica na calçada da Avenida Boa Viagem. São duas senhoras e quatro filhos que necessitam de ajuda. Ou de um abrigo.
Cuidados devem ser redobrados. Se vc tem a benção de poder trabalhar em casa, feito eu, agradeça muito ao bom Deus. Tire uma hora para botar sua música bem alto, sorria, exerça sua fé.
Eu sempre esqueço mas hoje vou rezar por todos os amigos, leitores e irmãos que estão nessa cruzada. De repente tudo mudou, e no fundo, a gente sabe que o mundo nunca mais será o mesmo.
Vamos relevar a questão política entre todos nós. Política e futebol são paixões, eu bem sei. Confesso que quando garoto também tive as minhas.
Até hoje sinto falta delas. O coração acelerado e os impulsos do desejo.
Mas até nisso o tempo atual nos chama para a moderação e o respeito no trato com o outro.
Para a palavra com educação, a boa discussão não precisa de agressão. Aqui temos que fazer o bom debate. O confronto de ideias é salutar e faz bem a democracia.
Mas não leve a “política” tão a sério. A família de Sarney, de Collor, FHC, Lula, Dilma , Temer e agora a de Bolsonaro nunca vão passar o que eu e você passamos e que, você que ainda é jovem, vai ter que trabalhar.
A vida não é fácil.
Viver muito menos já que todo dia estamos fazendo uma escolha. O tempo passa rápido.
O futuro ainda é por vir e o passado já passou.
Vivemos somente no instante.
E vamos lembrar a frase do velho Dom Hélder Câmara.
” Quanto mais negra a noite, mas carrega em si a madrugada”.
Uma boa Páscoa a todos vocês é o que desejo junto com um forte abraço virtual.







