Da Folha de São Paulo – Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começou nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de formar o núcleo central de uma organização criminosa que teria tentado dar um golpe de Estado após as eleições de 2022.
O julgamento teve início pouco depois das 9h com a abertura da sessão e tem como primeiro passo a leitura do relatório da ação penal, feita pelo ministro Alexandre de Moraes. Depois, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá duas horas para fazer a sustentação oral. A fala do PGR vai ser seguida pelas defesas dos réus.
A previsão é que o julgamento se estenda até o dia 12 de setembro.
Além de Bolsonaro, também são réus o delator Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, Augusto Heleno, ex-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.









