Com informações da Assessoria — A jornalista e documentarista Patrícia Azvdo consolidou um feito extraordinário: a websérie Antártica Terra de Todos soma 14 premiações internacionais, agora incluindo o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Portugal – um dos mais prestigiados do circuito CIFFT – Comité International des Festivals du Film Touristique.
Realizado de 9 a 12 de setembro, na cidade do Fundão (região central de Portugal), o evento recebeu 243 inscrições de 41 países. Além da mostra competitiva, a programação reuniu mesas-redondas, workshops e masterclasses voltados a cineastas, produtores e público em geral.
O episódio 12 da websérie destaca “O melhor da Antártica a bordo do SH Vega”, o luxuoso navio de expedição da Swan Hellenic. Com cerca de 28 minutos, o vídeo percorre o continente em uma jornada que une aventura e compromisso com a preservação ambiental no extremo sul do nosso planeta. De Damoy Point a Port Lockroy e à Ilha Cuverville, Patrícia apresenta locais emblemáticos onde história e natureza se encontram.
Na série ela também visita a Plataforma de James Ross, a Ilha Rei George, a Ilha Pinguim e Deception. No episódio dedicado a Deception, em entrevistas conduzidas por Patrícia, os cientistas apontam semelhanças climáticas e geológicas entre a ilha e Marte, fazendo do local um campo fértil para estudos comparativos e simulações sobre condições que podem existir no planeta vermelho.
O prêmio em Portugal coroa uma trajetória autoral que une ciência, cultura e turismo responsável para aproximar o público do continente mais remoto da Terra. Ao longo de três expedições à Península Antártica, Patrícia Azvdo construiu uma narrativa que convida a deslocar o olhar, “ver o que os outros não veem”, evidenciando a importância do continente gelado, a vida selvagem em ciclos intensos e a relação direta do extremo sul com o clima que sentimos no dia a dia. A nova fase do do trabalho amplia o convite: transformar uma curiosidade distante em experiência real.

Essa expedição está aberta aos entusiastas e aventureiros de plantão! A ideia é proporcionar você viver momentos que vão ficar na sua memória para sempre.
A Antártica é o lugar mais isolado e desafiador do planeta Terra e, estando a bordo do navio certo, você vai viver experiências incríveis, conhecer pessoas novas e acima de tudo se proporcionar momentos relaxantes em um cenário deslumbrante.
Apesar da localização remota e do clima duro e adverso, a Antártica está cheia de vida tanto acima como abaixo da superfície. Existem muitos animais e se você tiver a sorte de avistar todos, vai ficar encantado com tanta beleza. Os animais mais engraçados, curiosos e fofinhos são os pinguins. Estas pequenas aves são ágeis na água, mas desengonçadas na terra. Na Antártica e nas ilhas subantárticas, existem muitas espécies.

Conhecimento compartilhado
De volta a Pernambuco, Patrícia transformou a vivência antártica em ação educativa: durante uma semana, realizou palestras na rede pública de ensino, alcançando quase 3 mil estudantes do ensino médio no Recife. Inclusiva por princípio, a iniciativa contou com acessibilidade em Libras e aproximou a Antártica do cotidiano dos jovens, mostrando por que o continente é decisivo para o clima do Brasil.
Os encontros renderam perguntas curiosas e potentes. Uma delas ganhou destaque: há registros paleontológicos de pinguins com cerca de 1,80 m de altura – informação que surpreendeu as turmas e ajudou a conectar ciência, história natural e imaginação.
Em ano de COP30, a ação ganha ainda mais sentido: educação climática, cultura e turismo responsável como política pública. Patrícia propõe às gestões estadual e municipal (Educação, Cultura, Meio Ambiente e Turismo) uma parceria para ampliar o programa, levando o conteúdo a mais escolas e pontos de cultura em todo o estado.
Como próximo passo, ela propõe sessões especiais do filme, seguidas de conversa. A ideia é abrir a exibição à rede pública, a projetos socioambientais e ao público em geral, celebrando Recife como porta de entrada para um diálogo que liga oceano, clima e futuro – com Pernambuco no protagonismo dessa agenda.

Embarque nessa aventura
Ir à Antártica é a oportunidade de ver o que os outros não veem – paisagens notáveis e vida selvagem em um dos últimos grandes santuários do planeta. Nesta expedição, o viajante pode remar de caiaque entre icebergs, participar do polar plunge e realizar desembarques em áreas de vida animal, sempre seguindo protocolos ambientais e distância ética da fauna – pinguins, baleias, focas, lobos e elefantes-marinhos.
Cada momento é guiado por equipe especializada e apoiado pelo conforto e privacidade de um navio de expedição de alto padrão. Para quem busca a maneira mais exclusiva de explorar o Continente Branco, não há escolha melhor que embarcar em janeiro de 2026 com a Pati Azvdo.
Informações e reservas – https://terradetodos.com.br/embarque-com-a-gente/









