Por Luiz Roberto Marinho – A Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE) homenageou com uma placa, nos 35 anos da instituição, o ex-procurador-geral Sílvio Pessoa, falecido em 2022, aos 86 anos, em reconhecimento “à valiosa contribuição institucional e ao valioso legado” à Procuradoria.
Na solenidade realizada na sede da APPE, na quarta-feira (17), a viúva, Dona Teresita, recebeu do presidente da Associação, Rafael Amorim, a placa da homenagem. Ela estava ladeada pelos filhos Frederico Carvalho, procurador do Estado; Sílvio Pessoa Júnior, procurador da Alepe; e o desembargador Marcos Carvalho. O Diretor Financeiro da APPE, Rodolfo Cavalcanti de Albuquerque, também participou da entrega.
Na placa entregue à família, a Associação destaca que “sua liderança, aliada ao compromisso com a legalidade, a defesa do interesse público e o fortalecimento da Advocacia de Estado, foram fundamentais para a consolidação da PGE-PE como pilar da administração pública pernambucana”.
Sílvio Pessoa comandou a PGE-PE entre 1999 e 2006, no governo Jarbas Vasconcelos, ampliando o processo de informatização e introduzindo novas ferramentas de gestão. Com extensa vida pública, foi vice-prefeito do Recife na gestão de Jarbas, Secretário de Finanças da Prefeitura do Recife, deputado federal, deputado estadual e secretário de Justiça.










