Da Redação do Blog – Israel anunciou que deportará os ativistas pró-palestinos da flotilha Global Sumud, que partiu de Barcelona com quase 45 embarcações e centenas de ativistas. A Marinha interceptou os barcos na quarta-feira após advertências.
Segundo a ONU, Gaza enfrenta fome devido a uma ofensiva israelense em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023. O Ministério das Relações Exteriores israelense afirmou que nenhum barco conseguiu romper o bloqueio naval.
O Brasil condenou a interceptação militar israelense da flotilha na qual viajavam 15 cidadãos brasileiros, entre eles a deputada federal Luizianne Lins.
“O governo brasileiro deplora a ação militar do governo de Israel, que viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. “No contexto dessa operação militar condenável, passa a ser de responsabilidade de Israel a segurança das pessoas detidas”, acrescenta a nota. As informações são da AFP.









