Por Ricardo Antunes – Investimentos em energia, aumento das exportações de produtos agrícolas de Pernambuco, transferência de tecnologia, instalação de empresas no porto de Suape e compra de vagões para o Metrô do Recife são a principal agenda da governadora Raquel Lyra (PSD) em sua viagem de 15 dias à China e à Dinamarca, a partir da próxima terça-feira (14).
A governadora passa uma semana na China, em programação intensa, iniciando a visita pela cidade de Chengdu, na Província de Sichuan, estado-irmão de Pernambuco. Assina um programa de 30 bolsas de estudo financiadas pelo governo local nas áreas de agricultura, tecnologia e medicina.
Visita o Centro de Inovação Ecológica, Científica e Tecnológica de Tianfu, que dá suporte a empresas industriais e de TI, e apresenta oportunidades de investimentos em Pernambuco a sete grandes empresas locais de energia, papel e celulose e maquinário agrícola.
De Chengdu a governadora voa a Qingdao, para uma visita à indústria CRRC, maior fabricante mundial, em faturamento, de material rodante, com a qual negociará a compra de vagões para o Metrô do Recife, que passará à gestão do governo estadual antes de ser privatizado. Raquel janta com a diretoria da empresa.

A próxima etapa na estadia da China é Pequim, a partir do dia 19, onde tem reuniões no Ministério do Comércio da China e com a Câmara de Comércio de Alimentos e Produtos Agrícolas, à qual irá oferecer vendas de açúcar e de frutas do Vale do São Francisco, entre outros itens.
Almoça no dia 20 com o embaixador Marcos Galvão e se reúne, na embaixada, em encontros bilaterais, com dirigentes de empresas de energia e de transporte marítimo, oferecendo o Porto de Suape para investimentos. No final da tarde, a governadora tem encontro com dirigentes do Banco de Desenvolvimento da China, o BNDES chinês.
De Pequim, Raquel Lyra viaja a Xangai, onde visita o porto e tem encontros bilaterais com empresas de energia e de transporte aéreo. Na manhã do dia 22, se reúne com a presidente do banco dos BRICs, a ex-presidente Dilma Rousseff, a quem apresenta projetos para financiamentos do New Development Bank.
A viagem a Dinamarca começa no dia 23 e dura seis dias. A governadora tem encontros bilaterais em Copenhague com empresas e fundos de investimentos e participa, na embaixada brasileira, de um seminário com empresas de energia, óleo e gás, logística e de transporte aéreo.

A comitiva será formada pelos secretários João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura), Mauricelia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rodolfo Pinto (Comunicação), e as secretárias executivas Dani Britto (Imprensa) e Rayane Aguiar (Relações Internacionais), além do presidente do Porto de Suape, Armando Bisneto.
Raquel Lyra retorna ao Recife no dia 28, depois de visita à European Energy, na cidade de Sonderborg, jantar com a diretoria da empresa e encontro com dirigentes da APM Terminals. Antes do regresso, visita ainda o Instituto Tecnológico da Dinamarca, em evento promovido pela Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco), que contratou a instituição para capacitação de trabalhadores da chamada Indústria 4.0.









