Da Redação do Blog – No seu terceiro dia da visita à China, a governadora Raquel Lyra (PSD) iniciou negociações, neste sábado (18), em Qingdao, para a compra de vagões do metrô do Recife, em visita à Railway Rolling Stock Corporation Sifang (CRRC), maior fabricante mundial em faturamento de equipamentos de transporte ferroviário.
A governadora conta com antecipação de recursos federais para promover melhorias no metrô depois do governo de Pernambuco assumir seu controle, de modo a torná-lo atrativo na concessão à iniciativa privada. Operando há 40 anos, o Metrô do Recife chegou a transportar quase 400 mil pessoas por dia, entre 2014 e 2016, em suas 37 estações, demanda atualmente reduzida a 170 mil passageiros diários. Sem renovação dos trens, sem manutenção adequada das linhas, registra problemas frequentes.
Ficou acertada para o próximo mês visita técnica ao Recife de dirigentes da CRRC, que já forneceu vagões aos metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O diretor da CRRC para América Latina, Wang Rubiao, disse que a reunião serviu para entender as principais necessidades e soluções para atender ao Estado. “É muito importante recebê-los para conhecer de perto a nossa fábrica e nossos produtos e conseguir entender quais são as demandas de Pernambuco”, declarou ele.









