Com informações da imprensa – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (SENAI-PE) inaugura, hoje (20), o SENAI Park, um parque de inovação e tecnologia no Complexo Industrial Portuário de Suape, no município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. A iniciativa, inédita no estado, foi planejada para atender às demandas da indústria local e nacional e promover o desenvolvimento tecnológico na região.
Instalado em uma área de 1,4 hectares ao lado da sede administrativa do Complexo Portuário de Suape, o parque tem como objetivo reunir empresas de diferentes setores produtivos, pesquisadores e instituições de ensino em um ambiente compartilhado. A infraestrutura vai comportar plantas-piloto, que permitem testar a viabilidade de soluções tecnológicas e processos produtivos antes da adoção em escala industrial.
A estrutura foi concebida de forma modular, possibilitando adaptações a cada projeto desenvolvido, como um ambiente vivo. Cada iniciativa vai demandar novas implementações, infraestruturas e utilidades, com cronogramas próprios.
Atualmente, dois grandes projetos já estão em execução, reunindo 14 empresas. Um deles desenvolve um protótipo nacional de bateria de lítio de baixa tensão (12V/48V) para veículos híbridos, com participação da Moura, Stellantis, Volkswagen, Iochpe Maxion e Horse. O outro foca na digitalização da cadeia de produção do hidrogênio sustentável, com a participação de companhias como Neuman & Esser, Siemens, White Martins, Hytron, Compesa e CTG Brasil. Juntas, as iniciativas já somam investimentos de R$ 100 milhões, com outros R$ 200 milhões em processo de captação.
A inauguração também marca a consolidação de uma estratégia iniciada em 2022, com a formação de um cluster de inovação industrial em Suape. O conceito envolve a concentração geográfica de empresas, instituições e atores que colaboram, compartilhando conhecimento, infraestrutura e recursos para gerar vantagens competitivas e acelerar a aplicação de pesquisas inovadoras na indústria.
“O SENAI tem 82 anos de atuação em Pernambuco e se consolidou como parceiro da indústria, apoiando sua modernização e competitividade. O parque reforça esse papel ao integrar empresas, universidades e institutos de pesquisa em torno de soluções para desafios concretos da indústria”, diz a diretora regional do SENAI-PE, Camila Barreto.
A decisão de escolher Suape como local para instalação do espaço foi estratégica, pois as empresas localizadas no complexo portuário e Senai Park ganham o potencial de crescerem juntos, se retroalimentado com os avanços econômicos de uma parte e a inovação de outra.
O Senai Park é vinculado ao Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), fundado em 2013 e credenciado como unidade EMBRAPII. Diferente de laboratórios convencionais, o equipamento foi projetado para acelerar o desenvolvimento tecnológico orientado à implantação industrial real, levando projetos até estágios próximos à comercialização.
ESTRUTURA
O parque possui um eletrolisador de 100 kW, sistemas de armazenamento em tanques, célula a combustível e estação de abastecimento de veículos a hidrogênio, permitindo todo ciclo de produção, estocagem e uso de H2. Uma linha de produção de baterias de lítio (12V e 48V) será montada para fornecimento de lotes estimados – pequena escala.
“Entre as metas do projeto estão operacionalizar tecnologias, colocá-las em funcionamento, tropicalizar o conhecimento, formar pessoas, desenvolver cadeias de fornecedores e estabelecer parcerias estratégicas para fomentar negócios em áreas temáticas específicas. Esses projetos estão sendo estruturados para implantação no parque.”, aponta o diretor de inovação e tecnologia do SENAI-PE, Oziel Alves.
A estrutura também vai permitir o desenvolvimento de competências, como um laboratório vivo de capacitações. Profissionais poderão adquirir formação avançada em transição energética e digitalização através do aprendizado prático nas plantas-piloto e fábricas digitais, além das capacitações que o SENAI irá oferecer, integração com universidades e startups, além dos treinamentos especializados.
PARCERIAS
A inauguração do SENAI Park tem o selo carbono free da Ambipar possui como patrocinador diamante a Baterias Moura; a o Complexo Portuário de Suape, a Neuman & Esser, Agemar e Siemens como patrocinadores ouro; e Tecon Suape, Banco do Nordeste e APM Terminals como patrocinadores prata.









