Por Luiz Roberto Marinho – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, informou, neste sábado (1º), que as operações da companhia aérea francesa Air France cresceram 17% no Brasil em dois anos e que em 2026 o crescimento será ainda maior.
A afirmação foi dada ao blog de Belém, no Pará, em resposta a reportagem do portal Metrópoles, reproduzida neste espaço, segundo a qual não deram o resultado esperado duas reuniões que teve com dirigentes da companhia aérea em Paris para negociar ampliação dos voos dela a partir do Recife e Brasília.
Segundo Sílvio Costa Filho, dados da Air France informam que de janeiro a setembro de 2025 a empresa realizou 2.197 voos tendo como origem ou destino o Brasil, envolvendo quatro rotas nacionais (Salvador, Fortaleza, Guarulhos e Rio de Janeiro). Tal quantidade é 17,6% superior ao total de voos realizados no mesmo período de 2024, quando a companhia fez 1.868 operações em três destinos no Brasil (Fortaleza, Guarulhos e Rio de Janeiro).
O ministro participou, em Belém, neste sábado, junto com o presidente Lula, da inauguração da ampliação do Terminal Portuário de Outeiro, que receberá transatlânticos com hospedagem de participantes da COP-30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), e do aeroporto internacional da cidade.
Em nota ao portal Metrópoles, também reproduzida pelo blog, o Ministério de Portos e Aeroportos havia afirmado que a descontinuidade de voos da Air France na rota Salvador-França, previstos entre abril e maio de 2026, mencionada na reportagem do portal, será temporária, devendo-se à baixa temporada nestes dois meses.
“A previsão é de que as operações sejam retomadas e ampliadas a partir de junho do próximo ano. A empresa também já sinalizou que irá trazer novas rotas para o nosso país a partir do próximo ano”, pontuou a nota do Ministério.








