Com Informações Da Assessoria – A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza, nessa segunda (24) de novembro, às 10h, na Casa da Indústria, a segunda reunião do Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco, que terá como tema central a implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) — um dos maiores empreendimentos públicos em andamento no Estado.
Além do presidente da FIEPE, Bruno Veloso, o encontro contará com a presença do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro; do Comandante Militar do Nordeste, general Maurílio Ribeiro; além de outras autoridades, políticas, empresariais e do governo estadual. A governadora Raquel Lyra também deverá participar do evento.
Com investimento estimado em R$ 2 bilhões, a Escola de Sargentos será construída entre os municípios de Abreu e Lima e Paudalho, e deverá gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução.
Após sua inauguração, prevista para 2035, a instituição abrigará 2.200 alunos e corpo permanente de 1.900 profissionais e injetará aproximadamente R$ 200 milhões por ano na economia regional.
O benefício econômico do empreendimento vai muito além da formação militar. A chegada da Escola de Sargentos exigirá ampliação da rede de infraestrutura urbana, com investimentos em abastecimento de água e saneamento, transporte público, energia elétrica, conectividade por fibra óptica, saúde e educação — ações previstas no acordo de cooperação entre o Governo de Pernambuco e o Exército Brasileiro.
Para o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, a instalação da ESE representa um divisor de águas no desenvolvimento regional. “Estamos falando de um investimento transformador, capaz de movimentar cadeias produtivas inteiras e fortalecer arranjos locais em setores como construção civil, comércio, serviços e tecnologia. O Fórum é o espaço para assegurar que obras desse porte avancem com planejamento e diálogo, garantindo benefícios reais para Pernambuco”, destacou Veloso.
O ministro José Mucio destaca ainda que nova instituição terá um papel estratégico na formação de profissionais altamente capacitados, que atuarão com excelência, disciplina e liderança na defesa da nossa soberania. “Investir na Escola de Sargentos em Pernambuco é investir no desenvolvimento regional, na segurança nacional e na construção de um Brasil mais forte e preparado para os desafios do futuro”, disse.
O Fórum Permanente de Infraestrutura tem o objetivo é acompanhar as principais obras estruturadoras do Estado, estimulando o debate entre o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil. Sua primeira reunião, realizada em abril, teve como foco a Ferrovia Transnordestina em seu trecho pernambucano, reafirmando o compromisso da FIEPE em manter uma agenda permanente de acompanhamento de obras que impactam o desenvolvimento do Estado.
*Serviço:*
2º Encontro do Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco
Tema: A Escola de Sargentos do Exército e seu impacto no desenvolvimento de Pernambuco
Data: 24 de novembro de 2025
Horário: 10h às 12h
Local: Casa da Indústria – Santo Amaro, Recife







