Da Redação do Blog – Os desdobramentos na cena política e nas eleições presidenciais da prisão preventiva, decretada sábado (22), do ex-presidente Jair Bolsonaro e do cumprimento da pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado serão temas do seminário “Jornalismo, Política e Economia: Cenários para 2026”, na próxima sexta-feira (28), a partir das 14h, no Hotel Beach Class Convention By Mai, em Boa Viagem, na Zona Sul.
Juliana Dal Piva, que está entre os cinco jornalistas que participarão dos painéis e debates, é especialista em Bolsonaro. Atualmente repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL, é apresentadora do podcast “A vida secreta do Jair” e autora do livro “O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro”, best-seller em 2022 e finalista do prêmio Jabuti de 2023.
A maioria dos outros jornalistas participantes convive diariamente com o conturbado cenário político de Brasília. Paulo Cappelli, um dos principais colunistas do Portal Metrópoles, no qual costuma noticiar frequentes “furos” de reportagem, fez várias postagens no sábado sobre a prisão preventiva de Bolsonaro. Tem passagens pelos jornais O Globo e O Dia, pelas revistas Época e Crusoé e pelas Rádios Globo e BandNews FM.
Leandro Magalhães, painelista e debatedor do seminário, atua na cobertura política em Brasília desde 2013. Fez parte do primeiro time de contratados da CNN Brasil, em 2020, e acaba de trocar a CNN pelo SBT. É um arguto analista da cena política nacional.
Wilson Lima, por sua vez, é diretor da sucursal de Brasília de O Antagonista. Foi editor de política da revista IstoÉ, do jornal Gazeta do Povo e do site Congresso em Foco e diretor da sucursal Brasília da Revista Oeste, além de repórter especial do portal Ig.
Também participante do seminário, Jô Mazzarolo é mestre em Comunicação e Cultura e foi diretora da Globo em Pernambuco por 23 anos. Trabalhou em emissoras de TV em Porto Alegre e na Globo no Rio de Janeiro. É consultora e especialista em Sustentabilidade e também vice-presidente do Comitê de Sustentabilidade da Câmara Americana de Comércio (Amcham) e conselheira do Instituto Dom Hélder Câmara.
O seminário “Jornalismo, Política e Economia: Cenários para 2026” reúne também quatro renomados advogados e juristas – Melillo Dinis, Guilherme Duarte, Luiz Guerra e Leonardo Dias. É promovido pela Facto Seminários e irá proporcionar, além da visão dos cenários de 2026 no país, a oportunidade única de networking e de troca de experiências com profissionais de alto nível em suas áreas de atuação. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no endereçõ https://encurtador.com.br/dLeV .








