Do G1 – O banqueiro Daniel Vorcaro, dono e presidente do Banco Master, foi transferido nesta segunda-feira (24) de uma cela na Polícia Federal, em São Paulo, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos.
Além de Vorcaro, Luiz Antônio Bull e Alberto Felix de Oliveira Neto, também presos na operação, foram transferidos para o CDP 2 de Guarulhos.
Angelo Antonio Ribeiro da Silva e Augusto Ferreira Lima ficaram na Superintendência da PF.
Um dos pontos da acusação contra Vorcaro é a venda de carteiras de créditos, supostamente fraudulentas, ao Banco de Brasília (BRB). Além disso, o banco é investigado por oferecer CDBs (Certificado de Depósito Bancário) com taxas muito acima das praticadas por outras instituições e que prometiam um retorno irreal.
Na quinta (20), a Justiça Federal rejeitou um pedido de habeas corpus e decidiu manter a prisão dele. No documento, a desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), aponta que a prisão foi decretada diante de indícios veementes de gestão fraudulenta e organização criminosa.
Para a relatora, os elementos reunidos mostraram que há um comportamento reiterado dos acusados para atrapalhar as investigações, o que impediria a revogação da prisão.
Um pedido de habeas corpus enviado pela defesa de Vorcaro também deve ser analisado pelo TRF1, mas ainda não tem data marcada.
No sábado (22), a defesa de Vorcaro divulgou uma nota à imprensa em que afirma não haver “nenhuma fraude de 12 bilhões de reais”, conforme estimativa da Polícia Federal.
Sobre o BRB, os advogados de Vorcaro argumentam que as carteiras de crédito foram previamente adquiridas pelo Banco Master junto a terceiros, que seriam os responsáveis pela documentação. Com isso, afirmam que o Banco Master que “podia montar a carteira e fazer a cessão ao BRB, até porque havia uma série de garantias contratuais que protegiam ambas as partes”.

![Banco Regional de Brasília (BRB) [Imagem ilustrativa]](https://ricardoantunes.net/wp-content/uploads/2025/11/a8d87d7a8dag78agsdad-360x180.jpg)






