Com Informações da Assessoria – A Faculdade de Direito do Recife (FDR) recebe, nessa segunda-feira (24), às 19h, o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, para um encontro que revisita a história e a atuação diplomática de egressos da instituição. Também participam o ex-embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, formado pela FDR, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno. Juntos, eles detalharão os bastidores da Operação Voltando em Paz, responsável pelo resgate de brasileiros da Faixa de Gaza em 2023.
O evento marca ainda a inauguração, no átrio da FDR, da exposição “Tradição que Representa: Diplomatas da Faculdade de Direito do Recife”, que celebra a contribuição da instituição para as relações internacionais do Brasil. A mostra reúne perfis de alguns dos mais notáveis diplomatas formados pela casa, apresentados em ordem cronológica conforme o ano de bacharelado.
A trajetória continua com Epitácio Pessoa e Graça Aranha, ambos bacharéis em 1886. O primeiro foi jurista, político, diplomata e Presidente da República; o segundo, intelectual maranhense de projeção internacional, que também integrou o corpo diplomático brasileiro.
O século XX começa com Frederico de Castello Branco Clark (1907) e Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (1911), este último um dos mais influentes juristas do país, cuja atuação também alcançou a diplomacia. Mais adiante, a exposição destaca o pernambucano Mário Gibson Alves Barboza (1937), que chegou ao Ministério das Relações Exteriores, e encerra com Geraldo Holanda Cavalcanti (1951), diplomata e escritor de reconhecida atuação internacional.








