Da Redação do Blog – As eleições presidenciais do próximo ano num país ainda altamente polarizado, divisão agravada pela prisão preventiva e condenação a 27 anos e três meses de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, um dos polos da polarização, são uma ameaça adicional ao exercício do jornalismo. Esse recorte da cena política será detalhado pelo advogado Guilherme Duarte nos “Cenários para 2026”, na próxima sexta-feira (28), a partir das 14h, no Hotel Beach Class Convention By Mai, em Boa Viagem, na Zona Sul.
O palestrante e debatedor, um dos quatro advogados que participarão do evento, promovido pela Facto Seminários, do Recife, é mestre em Direitos Humanos, com ampla experiência em defesa da liberdade de expressão e do acesso à informação.
Atuou em organizações da sociedade civil, como Artigo 19 e Transparência Brasil, e atualmente é assessor na América Latina da ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras e integrante do Conselho Deliberativo do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Ambientalistas e Comunicadores do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Guilherme Duarte dirá, no seu painel, que em ano eleitoral, especialmente no contexto da divisão extrema entre esquerda e direita no Brasil, se multiplicam a escalada de ataques digitais, campanhas de difamação e violência on line coordenada, fenômenos que, na sua visão, afetam a liberdade de imprensa, a integridade da informação e o ambiente democrático.
Além de Guilherme Duarte, o time de advogados participantes do seminário inclui Mellilo Dinis, doutor em Ciências Jurídicas e pós-doutor em Garantias Constitucionais, que atua também como cientista político; o criminalista Luiz Guerra, autor do livro “Corrupção Ativa”, sócio do escritório Urbano Vitalino Advogados, e o também sócio do Urbano Vilatino Advogados Leonardo Dias, especialista nas áreas de esportes e entretenimento.
A essa equipe de respeitados advogados se juntarão nos “Cenários para 2026” cinco jornalistas renomados, que lidam no dia a dia com a movimentada cena política brasileira e têm muito a contar e analisar.
Estarão também no Hotel Beach Class Convention By Mai, a partir de 14h da próxima sexta-feira, Paulo Cappelli, do portal Metrópoles; Juliana Dal Piva, do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (CLIP); Leandro Magalhães, ex-CNN, desde o início do mês no SBT; Wilson Lima, de O Antagonista, e Jô Mazzarolo, que dirigiu a TV Globo em Pernambuco por 23 anos.
Além da visão dos cenários de 2026 no país, o seminário oferece a oportunidade de networking e de troca de experiências com profissionais de alto nível em suas áreas de atuação. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no endereço https://encurtador.com.br/dLeV .








