Por Luiz Roberto Marinho – A governadora Raquel Lyra (PSD) previu nesta terça-feira (25) que seu partido elegerá 10 deputados federais em 2026. A previsão foi feita na filiação, na sede do PSD na Câmara, no final da tarde, do deputado Fernando Monteiro, que deixou o Republicanos e forma agora dois federais da legenda na bancada de Pernambuco, um deles licenciado, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
Se sua previsão se confirmar, o PSD quintuplicaria, portanto, a bancada de deputados federais. “Você vai me ajudar a montar uma chapa forte”, discursou Raquel, dirigindo-se a Fernando Monteiro, que se emocionou ao discursar. Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab revelou que há vários anos tentava atrair Fernando Monteiro para o partido.
Filiado apenas por nove meses ao Republicanos, Fernando Monteiro disse ao blog que trocou de legenda porque o partido, presidido em Pernambuco pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ”tinha um projeto diferente” do seu – isto é, apoia a candidatura do prefeito João Campos (PSB) ao governo.
O único integrante da bancada pernambucana na Câmara presente à filiação foi o deputado Lula da Fonte (PP). Secretário-geral do PSD, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também discursou na solenidade. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, tio de Fernando Monteiro, foi à solenidade, mas não ficou até o ato da filiação, por compromissos na agenda.







