Por Luiz Roberto Marinho – A pesquisa da Alfa Inteligência, cujo dono, o paraibano Emanoelton Borges, é ligado ao ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União), revela surpresas, como o quarto lugar na corrida ao Senado dado à vereadora do Recife Jô Cavalcanti (PSOL). Ela teve variação entre 11% e 14% nas intenções de voto nos diversos cenários do levantamento, número elevado, não detectado anteriormente por nenhuma outra empresa de pesquisas.
Foi também uma surpresa a ausência dos nomes nas vagas ao Senado da ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e do ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL). Todos os cenários mostrados pela Alfa Inteligência colocaram o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL) no lugar de Gilson, apesar do ex-ministro já haver manifestado, por diversas vezes, aspirar a uma vaga no Senado, como também divulgou Marília.
É surpreendente, igualmente, a colocação´, em um dos cenários, do ex-prefeito Miguel Coelho, amigo do dono da Alfa Inteligência, empatado com o senador Humberto Costa (PT), candidato à recondução, com 26% das intenções de voto, enquanto Humberto teve 27%.

A pesquisa da Alfa Inteligência apontou uma diferença de 31 pontos porcentuais da candidatura do prefeito João Campos (PSB) contra a reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), com 61% dos votos válidos para ele e 29% dados a ela.
O ex-prefeito Miguel Coelho, candidato a uma das vagas ao Senado ou a vice-governador na chapa de João Campos, pagou R$ 840 mil à Alfa Inteligência para trabalhar na sua campanha ao governo do estado, em 2022, conforme dados da sua prestação de contas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).








