Com Informações da Assessoria – Da Redação do Blog – Com investimentos de R$ 632 milhões, começam no próximo dia 12 as obras do esperado Arco Viário Metropolitano (AVM), prioridade zero do governo na área de infraestrutura, anunciou nesta quinta-feira(4) a governadora Raquel Lyra (PSD).
O corredor estratégico ligará o entroncamento da BR-232, em Moreno, ao entroncamento com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O trecho, com 25,32 quilômetros de extensão, é uma das intervenções viárias mais importantes em Pernambuco, com três viadutos, uma ponte e uma passarela de pedestres.
O Arco Metropolitano visa reorganizar a circulação na (RMR), desafogando a BR-101, atualmente saturada pelo intenso fluxo de veículos, e preparando Pernambuco para se consolidar como hub logístico do Nordeste, afirma o governo.
O AVM vai conectar áreas de vocação logística e industrial, integrando municípios como Itapissuma, Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno e o entorno do Cabo de Santo Agostinho, ampliando o acesso ao Complexo Industrial Portuário de Suape. O corredor vai permitir um novo fluxo de tráfego de passagem, reduzindo a pressão sobre áreas urbanas densas e aumentando a eficiência dos deslocamentos na RMR.
Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, “essa é uma das obras mais aguardadas da Região Metropolitana e terá impacto em todo o estado”. Pontua que “vai transformar a logística da nossa economia, reduzir gargalos históricos e marcar um novo capítulo da infraestrutura de Pernambuco”.
As obras contemplam serviços de terraplenagem, drenagem profunda e superficial, pavimentação rígida e flexível, iluminação viária em toda a extensão, sinalização horizontal e vertical, implantação de dispositivos de segurança, adaptação de paradas de ônibus e adequações ambientais.
Entre os equipamentos previstos estão viaduto na interseção com a BR-232, ponte sobre o Rio Jaboatão, viaduto de acesso a Moreno, passarela no Distrito Industrial do município e viaduto em formato de ferradura na conexão com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.








