Com informações do Estadão
Em audiência no CCJ na tarde desta quarta-feira (03) o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Legislativo tem aposentadoria 20 vezes superior em média à do INSS. Defensor do fim dos privilégios na reforma da Previdência, o ministro destacou que a aposentadoria média dos parlamentares é de R$ 28 mil, enquanto a dos trabalhadores que recebem pelo INSS é de R$ 1,4 mil.
Segundo ele, a sociedade vê essa diferença e cobra mudanças. Guedes destacou que a proposta remove privilégios e reduz a desigualdades do sistema previdenciário, garantindo sustentabilidade fiscal de um regime que está condenado.
“Estamos tentando abrir a porta para um futuro diferente para gerações futuras”, disse Guedes em audiência tensa na CJJ da Câmara. Ele cobrou coragem dos “contemporâneos” de atacar o problema “tirando de onde tiver que tirar”.
O ministro disse que é preciso reconhecer a dimensão fiscal do problema da Previdência. Guedes ponderou que essa dimensão fiscal inescapável não tem bandeira nem cor partidária.
“Concordo que, na hora de curar, os efeitos são diferentes. E aí as colorações políticas fazem a diferença”, reconheceu. Guedes disse que os prefeitos e governadores pedem uma ação coordenada e harmônica para resolver o problema e que os “abriguem”.







