Da Redação do Blog — A segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira (14/1), aumentou o cerco judicial contra o banqueiro Daniel Vorcaro e o esquema investigado no âmbito do Banco Master. Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal executou medidas de bloqueio e sequestro de bens que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.
Durante o cumprimento dos mandados, policiais apreenderam carros importados, entre eles modelos da BMW e Land Rover, além de armas de fogo com munições e relógios de alto valor.
As ordens judiciais incluem 42 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, e foram cumpridas em endereços ligados aos investigados em São Paulo, na Avenida Faria Lima, além da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Federal, as medidas têm como objetivo interromper a atuação da organização criminosa, preservar ativos para eventual ressarcimento aos cofres públicos e aprofundar a coleta de provas.
A investigação apura suspeitas de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais.
De acordo com a PF, o núcleo investigado teria atuado na emissão e comercialização de títulos de crédito considerados fraudulentos, especialmente Certificados de Depósito Bancário (CDBs), com promessa de rendimentos muito acima dos padrões do mercado, em alguns casos, até 40% superiores à taxa média praticada.
Veja o vídeo:












