Da Redação do Blog – A Justiça de Pernambuco expediu mandado de prisão preventiva contra o vereador de Petrolândia Cristiano Lima dos Santos, conhecido como “Cristiano da Van”, de 45 anos, que por enquanto está foragido. A decisão foi assinada no dia 16 de janeiro de 2026 pelo juiz Daladie Duarte Souza, da 1ª Vara da Comarca de Petrolândia, e aponta o parlamentar como principal suspeito de tentativa de homicídio qualificado contra o empresário e mergulhador Samyr Oliveira.
O crime aconteceu na terça-feira (13), em plena luz do dia. Segundo as investigações, Samyr estava em uma motocicleta quando passou a ser seguido por um atirador, também de moto, desde as proximidades do seu comércio até a Avenida Prefeito José Gomes de Avelar. Mesmo tentando fugir, ele acabou sendo alcançado e baleado. A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão e investiga a possível participação de outros envolvidos.
Samyr Oliveira, bastante conhecido na região por atuar no turismo às margens do Lago de Itaparica, segue internado no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. De acordo com boletim médico, ele permanece em estado grave, entubado, mas apresenta sinais positivos, como melhora respiratória e redução do uso de medicamentos.
O caso gerou forte comoção em Petrolândia. O irmão da vítima, o ex-vereador Said Sousa, pediu a criação de uma comissão de ética na Câmara Municipal para apurar o envolvimento do parlamentar. Enquanto isso, Cristiano da Van segue sendo procurado pela polícia.











