Por Luiz Roberto Marinho – A depiladora Nadir Michele Leite dos Santos deu um urra de alegria ao receber mensagem de WhatsApp da Creche-Escola Areias, da Prefeitura do Recife, no bairro do mesmo nome, na Zona Oeste, comunicando a matrícula da filha, que completará 3 anos em 13 de fevereiro. Mas a alegria durou pouco, porque na quarta-feira (21) foi comunicada de que a vaga fora preenchida, o que ela atribui ao diagnóstico de autismo da filha.
Nadir relatou ao blog que recebeu a mensagem da creche na sexta-feira (16) pedindo seu comparecimento, “o mais breve possível”, com a documentação da filha. Levou a certidão de nascimento, certificado de vacina, sua conta de luz, para comprovar o endereço, e juntou declaração médica atestando o autismo da filha. Recebeu em casa, no bairro do Jiquiá, também na Zona Oeste, a visita de duas funcionárias da creche, na quarta-feira, comunicando que a vaga fora preenchida.
Surpresa, conforme contou ao blog, recebeu de volta a documentação da filha e perguntou às duas funcionárias se o motivo do súbito preenchimento da vaga por outra criança foi o autismo declarado da filha.
Segundo a depiladora, as funcionárias negaram, limitando-se a insistir que a vaga fora preenchida e que aguardasse a abertura de uma nova vaga. Nadir Michelle se declara indignada com o que enfatiza ter sido preconceito da creche e considera que, pelo contrário, o autismo da filha deveria ser um fator a mais para a matrícula.

“As duas funcionárias devem ter me devolvido os documentos em casa para evitar que eu protestasse na creche pelo meu direito à vaga, chamando a atenção, mas minha filha não pode ficar sem estudar”, protesta ela.
A Prefeitura do Recife tem uma rede de 58 creches e 48 creches-escola, num total de 106 unidades dedicadas à educação infantil. As creches municipais estiveram no centro de um escândalo, a Máfia das Creches, em 2024, em plena campanha da reeleição do prefeito João Campos (PSB), com denúncias que vinculavam a contratação delas pela prefeitura a favorecimentos eleitorais.
Descobriu-se, na ocasião, que o candidato a vereador do Recife pelo Republicanos Ozeas Paulo da Silva vinculava a votos a concessão de vagas na sua creche Instituto Ternura, conveniada com a prefeitura. Foi descoberto, também, que a dona de cinco delas, igualmente conveniadas com a prefeitura, Jaciara Vieira Gomes de Melo, fora condenada em Roraima por estelionato e falsidade ideológica. Jaciara chegou a processar o blog por calúnia e difamação, mas perdeu a causa na Justiça.
Um parecer técnico do TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontou desrespeito à regulamentação das parcerias, favorecimento político e falta de transparência na contratação de algumas creches pela Prefeitura do Recife. Faltava, como ocorre agora, a denúncia de preconceito com as crianças candidatas às vagas.
O OUTRO LADO
Fizemos contato com a Creche-Escola Areias, mas até agora não houve retorno. O espaço está aberto a manifestações e a reportagem pode ser atualizada a qualquer momento.











