Da Redação do Blog – A 20ª Zona Eleitoral de Carpina condenou, nesta sexta-feira (6), Heliópolis Gleibison Alves de Amorim, o Gleibinho Amorim — atual gerente de Fiscalização do Detran-PE — por crimes de violência política de gênero, perseguição e constrangimento durante a campanha eleitoral de 2024, em Lagoa do Carro.
Além dele, também foram condenados Leonardo da Silva Campelo, conhecido como Léo Parabólica, e Dimitri Araújo Vieira de Vasconcelos. As vítimas foram a então prefeita Judite Botafogo e a candidata a vice-prefeita Márcia Regina. Segundo o Ministério Público Eleitoral, os réus cercaram veículos, filmaram de forma intimidatória e espalharam boatos falsos, inclusive sobre porte de arma, numa tentativa clara de constranger e intimidar as mulheres.
A juíza Mariana Vieira Sarmento destacou que os atos tiveram motivação de gênero, uso de recursos tecnológicos e ocorreram em via pública, afetando não só as vítimas, mas o próprio processo democrático. Gleibinho, que ocupa cargo estratégico no Detran-PE e comanda operações como Lei Seca e Pernambuco Seguro, foi condenado a 6 anos e 1 mês de prisão, além de multa.
A sentença é considerada um marco no combate à violência política contra mulheres. Ainda cabe recurso.







