Com informações do UOL – Homens suspeitos de dopar mulheres para cometer estupros e divulgar vídeos dos abusos nas redes sociais são alvo de uma operação da Polícia Federal hoje.
Operação Sommus cumpre três mandados de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão em São Paulo, Ceará, Pará, Santa Catarina e Bahia. Os suspeitos, segundo a polícia, trocavam mensagens com pessoas de outros países sobre quais medicamentos deveriam usar para sedar vítimas.
Ao menos sete brasileiros são investigados por suspeita de fazer parte da rede criminosa. As investigações de hoje começaram em 2025, quando a Europol, agência de inteligência da União Europeia, identificou redes transnacionais que trocavam vídeos de abusos sexuais contra mulheres dopadas.
Celulares, computadores e HDs foram apreendidos pela polícia. A expectativa é de que os materiais possam ajudar a encontrar mais indícios sobre as atividades criminosas dos suspeitos.
Além de responder por estupro de vulnerável e divulgação de cena de estupro, homens devem responder por divulgação de conteúdo misógino na internet. Misoginia é o termo que denomina expressões de ódio, repulsa e objetificação de mulheres.
Nomes dos criminosos não foram divulgados até o momento. O UOL não conseguiu contato com as defesas deles. O espaço segue aberto para manifestação.
Em caso de violência, denuncie
Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie.
Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.
Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — Central de Atendimento à Mulher — e do Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.
Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e através da página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses.












