Da Redação do Blog – Em tempo que se questiona a pandemia, o Estado do Paraná seguem a linha do equilíbrio e do respeito com os paranaenses, em todas as áreas. Nesta semana o Governador Carlos Roberto Massa Júnior, mais conhecido como Ratinho Júnior, com João Debiasi que é o novo secretário da Comunicação e da Cultura, nomeou o cineasta documentarista Manaoos Aristides como reforço ao setor cultural do Estado.
Paranaense do norte do Estado, ele começou sua carreira artística na década de 70 estudando Artes Cênicas na Universidade Federal do Amazonas e M&P na Escola Superior de Propaganda no Rio de Janeiro no inicio da década de 80. Destaque no curso de criação realizado pela Universidade Búfalo EUA através da Rede Globo de São Paulo o que impulsionou sua carreira na televisão.
Foi coordenador de produção do programa Moacyr TV, coordenador de produção e diretor na mesma emissora no inicio da década de 80 e em seguida na TV Curitiba (Rede Manchete) em 1985. Dirigiu no Amazonas o documentário oficial do Festival de Parintins e em 1997 e o programa “BR-319 – De Manaus ao Pacífico” ( No Youtube com mais de 250 mil visualizações). Foi diretor de criação e produção da TVS Bandeirantes em São Paulo e no Paraná. Sendo agraciado duas vezes com a Medalha de Ouro do Prêmio Colunistas (APA – Associação Paulista de Anunciantes – década de 80) e no Festival Guarnicê de São Luís do Maranhão, recebeu a medalha de ouro melhor de vídeo em 1990. Durante todo esse tempo realizou dezenas de campanhas políticas como marqueteiro.
Manaoos Aristides roteirista e diretor da série/filme A Saga- Da terra Vermelha Brotou o Sangue. Filmada em mais de 30 cidades do interior, no litoral e 50 locações. A serie de 16 episódios de 1 hora foi exibida pela TV Brasil em rede nacional em três temporadas. O trabalho desponta como um dos pioneiros na regionalização da cultura com descentralização das grandes produções fora das capitais.

Hoje Juntamente com Luciana Casagrande Pereira Diretora da Superintendência da Cultura do Estado do Paraná Vinculada à Secretária de Comunicação Social, pretende fazer uma gestão direcionada a todos os municípios com foco especial para o interior. Tendo como objetivo, levar arte para todas as camadas sociais fomentando o Cinema, o Teatro, a Musica, a Literatura juntamente com outras secretarias e a TV Paraná Turismo.
Manaoos Aristides soma seus conhecimentos no teatro, no cinema e na televisão com experiência em realizações na teledramaturgia e cine documentário a equipe de Luciana formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-PR e História da Arte na Itália onde desenvolveu pesquisas sobre Arte Contemporânea.







