Da Redação do Blog — Muitas homenagens e mensagens de carinho lembraram a morte de Maria do Carmo, que faleceu às 4h da manhã desta quinta-feira (9), aos 94 anos, por complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Filha caçula do ex-governador do estado de Pernambuco Agamemnon Magalhães, ela casou-se, com Armando Monteiro Filho, com quem teve cinco filhos: Lectícia Cavalcanti, Armando Neto, Sérgio Monteiro, Horácio Monteiro e Eduardo Monteiro. A cerimônia de cremação ocorreu no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Veja os depoimentos enviados ao Blog:
Paulo Câmara, Governador de Pernambuco
“Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Dona do Carmo. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, ela era uma mulher de muita fibra que acompanhou desde muito cedo a política de Pernambuco e do Brasil, sobretudo ao lado do seu esposo, o saudoso ex-ministro Armando Monteiro Filho. Quero neste momento me solidarizar com seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio, Horácio, o ex-senador Armando Monteiro Neto e todos os familiares e amigos de Dona do Carmo.”
Geraldo Julio, Prefeito do Recife
“É com tristeza que recebo a notícia da morte de Dona do Carmo, que teve sua trajetória de vida marcada pela integridade, posições firmes e sensibilidade social. Quero mandar um abraço à família, em especial aos seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Horácio e o ex-senador Armando Monteiro Neto. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães e viúva do ex-ministro Armando Monteiro Filho, Dona do Carmo, com seu estilo discreto, sempre acompanhou de perto a política brasileira. Meus sentimentos a todos os seus familiares e amigos.”
Senador Fernando Bezerra Coelho
“Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de dona Maria do Carmo Monteiro, uma mulher forte e aguerrida, que sempre acompanhou a política de Pernambuco e do Brasil e deixa precioso legado na defesa das causas sociais. Minhas condolências aos filhos, familiares e amigos nesta hora tão difícil.”
André Ferreira, deputado federal
Com tristeza e pesar, recebi a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Mulher de muita fibra e sempre muito gentil no trato, formou, ao lado do saudoso Armando Monteiro Filho, uma linda família. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, sempre teve destaque por suas ações sociais. Deixo aqui meus pêsames a todos os seus filhos e familiares. Que encontrem conforto em Deus.
Deputado federal Silvio Costa Filho e família
“Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Uma pessoa amada e admirada por todos. Além de uma grande mãe, esposa e avó, ela era amiga dos amigos. Ao lado do ex-ministro Armando Filho, escreveu uma bela história de amor, marcada por presteza e solidariedade. Não tenho dúvidas que Dona do Carmo vai deixar saudades no coração de todos nós. Em nome dos amigos Armando Monteiro e Eduardo Monteiro, nossa solidariedade a toda família e aos amigos.”
Patrícia Domingos, delegada
“Pernambuco perde uma das suas maiores matriarcas, Maria do Carmo Monteiro, conhecida como dona Do Carmo.
Quero deixar minha solidariedade aos seus filhos o ex-senador Armando Neto, Sérgio, Lectícia, Horácio e Eduardo, presidente do grupo EQM. Aos 94 anos, dona Do Carmo deixa um legado de integridade, elegância, austeridade e sensibilidade social. Grande perda para nosso estado.”
Diretório do PTB
“O diretório do PTB de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento de dona Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, mãe do nosso presidente de Honra, Armando Monteiro Neto.
Dona Maria do Carmo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi internada no Real Hospital Português, onde teve outras complicações decorrentes do AVC.
Nascida em 1926 no Recife, dona Maria do Carmo era filha do ex-Governador Agamenon Magalhães.
Foi casada com o ex-Ministro Armando Monteiro Filho (falecido em 2018, aos 92 anos) com quem teve 5 filhos: Maria Lectícia, Eduardo Monteiro, Sérgio (falecido aos 15 anos), Horácio, e o nosso presidente de honra do PTB-PE, Armando Monteiro Neto.
Ainda consternados com a notícia da perda de dona Maria do Carmo, externamos a toda sociedade Pernambucana, em especial aos parentes e amigos próximos os nossos profundos sentimentos pela perda irreparável.”
José Humberto de Moura Cavalcanti Filho, em nome de todos que fazem o PTB em Pernambuco.
Maria de Jesus e Manuel
“Nosso pesar por esta perda. Nosso abraço solidário.”
Simone Irene Marques
“Estive com ela na academia faz uns seis meses, estava ótima andando firme e falando lucidamente. Quando eu disse que era filha de Rachel, ela falou de papai, de Tia Silvia e quase chorou! Injusto certas pessoas irem antes da hora!”