Do G1 – O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta (5), que vai oferecer internet gratuita a estudantes da rede pública estadual, a partir do dia 11 de agosto. Serão beneficiados 500 mil alunos, além de 30 mil professores da educação básica e 5 mil estudantes de baixa renda da Universidade de Pernambuco (UPE).
O projeto “Conecta Aí” foi anunciado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio. O chefe do Executivo fez um pronunciamento, transmitido pelas redes sociais.
Em Pernambuco, as aulas presenciais foram suspensas em março, devido à pandemia do novo coronavírus. O projeto, segundo o governo, é voltado para que os estudantes tenham acesso gratuito ao material da Plataforma Educa-PE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom, utilizados pelo governo para transmitir aulas de maneira remota.
O conteúdo poderá ser acessado por meio de todas as operadoras de telefonia que atuam em Pernambuco. Segundo o projeto, o pacote de dados utilizados será pago pelo governo.

Os professores, por sua vez, terão acesso a ferramentas virtuais de interação com os estudantes, além de participação em cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes, por meio da plataforma Educa-PE.
O secretário Fred Amâncio informou, por sua vez, que o projeto deverá ajudar, ainda, na retomada das atividades presenciais.
“O uso do conteúdo digital será fundamental para a adoção do ensino híbrido, modelo no qual o estudante faz parte das atividades na escola e complementa o aprendizado com atividades não presenciais”, disse.
Apesar de um decreto do governo estadual estender a suspensão de atividades presenciais em instituições de ensino de Pernambuco até 15 de agosto, prefeitos de municípios do interior demonstraram preocupação com a volta às aulas em meio à pandemia.