Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Economia

Governo precisa superar “sinais contraditórios” para conquistar investidores, diz Pedro Parente

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
21/09/2019 - 18:16
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Por

SÃO PAULO – Pedro Parente não vive mais em Brasília como nos tempos do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), no qual chefiou Casa Civil, Planejamento e Minas e Energia. Nem como quando esteve à frente da Petrobras, no governo Michel Temer (2016-2018), da qual se afastou após a greve dos caminhoneiros por causa do preço do diesel . Mas o atual presidente do Conselho de Administração da gigante BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, segue atento aos movimentos da capital federal.



O executivo adverte que o caminho traçado pela equipe econômica do governo Jair Bolsonaro pode gerar resultados, mas avalia que o governo precisa firmar o compromisso com essa trajetória diariamente. Para que agentes econômicos tenham confiança para voltar a investir, alerta, os sinais contraditórios que são emitidos a toda hora precisam cessar. Para ele, há um consenso sobre a necessidade de reformas, mas a tributária enfrentará mais dificuldades do que a reforma da Previdência .

Por que a retomada da economia não vem?

Ainda existe uma dose de incerteza latente. Existe por parte da área econômica uma linha bastante clara e definida. Mas o governo, como um todo, lança sinais contraditórios. As pessoas e as empresas estão com muita vontade de acreditar, mas ainda não conseguem acreditar 100%. É preciso a confirmação do comportamento virtuoso do governo para os agentes econômicos se lançarem numa linha maior de investimentos.

Os sinais contraditórios vêm do Palácio do Planalto?

Falta um comportamento mais uniforme do governo, que gere essa percepção de que há uma coerência bastante forte dentro de tudo o que o governo faz.

Viu isso? Com injeção de R$ 30 bi de recursos do FGTS, PIB deve crescer 1% pelo 3º ano seguido, diz FGV

Medidas como a liberação do FGTS geram efeitos concretos para a atividade ou afetam só o consumo de curto prazo?

Medidas assim ajudam, mas não acho que façam diferença substancial. Isso quer dizer que eu não faria uma medida dessa se estivesse no governo? Não. Mas tão ou mais importante do que medidas como essa seria essa demonstração bastante consistente de direcionamento inequívoco.



Essa demonstração tem que partir do presidente?

Isso tem que partir do governo como um todo. O presidente tem exercido com bastante ênfase a sua autoridade presidencial. Então, sem dúvida nenhuma, isso é do governo como um todo, partindo dele.

Qual o efeito prático da liberação do FGTS para uma empresa como a BRF?

Tudo que possa aumentar a renda disponível para as famílias, especialmente de baixa e média renda, tem impacto na cesta de consumo. É bom para nós.

Existe um excesso de expectativa em relação ao efeito da reforma Previdência sobre o crescimento do país?

Existe esse risco. Mas não dá para rejeitar a importância da reforma da Previdência. Ela é fundamental para o país. A gente caminha para a inviabilidade do sistema. Agora, deixar estados e municípios de fora dessa reforma é um aspecto muito ruim. Ela poderia ter um impacto muito maior se eles já pudessem estar dentro. Não vamos esquecer: isso vai exigir processos semelhantes a esse que estamos vendo, com a diferença de que nos estados (o Legislativo) é unicameral. Serão processos de negociação, de barganha, e que poderiam estar resolvidos (no nível federal). Infelizmente não foi à frente por preocupação com uma repercussão eleitoral. É um cálculo do qual eu discordo.

O governo terá, depois da Previdência, força dentro do Congresso para aprovar uma reforma tributária?

Existe hoje na sociedade um consenso de que as reformas são necessárias. A diferença, que não é pequena, é que na previdenciária havia um consenso bastante razoável com relação ao que deveria estar dentro da reforma. Na tributária, isso é completamente diferente. Os setores ligados à discussão são muito mais numerosos e há muitos ativos na defesa de seus interesses. Por isso, ela é muito mais difícil de ser alcançada.

O que o governo pode fazer?

Aproveitar as iniciativas que saem de dentro do próprio Congresso. Tenho muita dúvida sobre as vantagens de colocar uma nova proposta diferente daquelas que já estão em debate. Não podemos esquecer que o ótimo é inimigo do bom. Dadas essas diferenças todas de interesses, não existe sequer a capacidade de definir o que é a reforma ideal. Imagine alcançar essa reforma ideal. A vantagem de o governo tentar negociar dentro de um contexto já colocado pelo próprio Congresso é um pouco na linha daquelas coisas de lutas de defesa pessoal onde você aproveita a força do seu próprio oponente para que ele se movimente a seu favor.

Qual sua avaliação sobre a disputa comercial entre Estados Unidos e China?

O Brasil tem uma oportunidade única nesse contexto. Podemos, em muitas áreas, substituir os EUA na sua relação com a China. O país pode se beneficiar de uma atuação estratégica de maior aproximação com a China. Essa é uma questão relacionada ao sinais, que falei, que geram incertezas . Qual é a visão do governo em relação à China? Temos uma oportunidade única de tirar proveito, de maneira inteligente e sem afrontar os americanos, dessa disputa.

Em quase sete meses o governo já enfrentou problemas com caminhoneiros duas vezes. Insistir no tabelamento do frete é um equívoco?

Essa situação se colocou a partir do momento que fizeram o primeiro tabelamento (no acordo que encerrou a greve de maio de 2018). É um pouco aquela história de subir numa onça. Você sabe como sobe, mas não sabe como é que desce. Se o governo não encontrar uma solução que atenda especificamente os caminhoneiros , e que possa substituir o suposto benefício que eles têm com a tabela, esse assunto não se resolve. A tabela de fretes não é boa para ninguém porque ela tenta revogar uma coisa que é irrevogável: a lei da oferta e da procura.

Corremos o risco de uma nova paralisação como em 2018?

O governo tem que enfrentar isso de frente. Sem a busca desse tipo de mecanismo, o problema vai continuar. Uma nova greve vai ser muito ruim para o país.

A fusão da BRF com a Marfrig não andou. O “Plano Pedro Parente” não funcionou?

A possível fusão entre a BRF e a Marfrig tinha uma natureza de oportunidade. Não era um movimento estratégico à luz do nosso plano. Mas não é um ‘Plano Pedro Parente’. Evidente que tem minha participação, até porque sou presidente do Conselho e fui presidente da empresa por um ano, mas é o plano de um time e está indo muito bem.

O que o faz acreditar que o plano está funcionando?

Temos o amadurecimento desse plano de reorganização, adotado com consistência, além da disciplina de execução. O segundo elemento é o fator China (grande importador de proteína). E o terceiro é a possibilidade de vermos a superação das incertezas da economia brasileira para começarmos a ter um crescimento melhor e maior, permitindo que famílias possam consumir mais produtos, especialmente alimentos, subindo um pouco na escala de valor agregado.

A fusão era um extra ?

A Marfrig era aquele famoso plus a mais.

Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Um ano depois, empresário que mandou matar jornalista e o agressor continuam impunes

Rodrigo Tavares, o mandante do crime contra Ricardo Antunes

Por Luiz Roberto Marinho - Um ano depois do brutal atentado contra a vida do jornalista investigativo Ricardo Antunes, ao sair de uma barbearia em Boa Viagem, na...

Leia MaisDetails

PF prende ex-presidente do INSS e investiga deputado e ex-ministro

Alessandro Stefanutto foi preso na operação “Sem Desconto”

Do Metrópoles - A Polícia Federal prendeu o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto na manhã desta quinta-feira (13/11), na nova fase da operação “Sem Desconto”, que mira esquema de...

Leia MaisDetails

Lula mantém liderança, mas vantagem diminui após polêmica sobre segurança

Do Estadão - Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 13, indica que, embora a distância entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus principais adversários tenha diminuído, o...

Leia MaisDetails

Oposição quer acabar com hegemonia de Altair Junior e Paulo Perez na eleição do Cabanga

Altair Júnior, Paulo Pérez, Eduardo Petribu e Delmiro Gouveia (Da esq. p/ dir.)

Por Andre Beltrão — O clima promete esquentar nesta quinta-feira (13) no Cabanga Iate Clube, no Recife. A eleição que vai escolher o novo comando do tradicional clube...

Leia MaisDetails

Oposição do Sport cria empresa e denuncia Yuri Romão por várias irregularidades

O presidente do Sport está ameaçado de ser investigado pelo MPPE

Por Luiz Roberto Marinho – Reza a chamada Lei de Murphy que nada está tão ruim que não possa piorar. Além do clube estar praticamente rebaixado à Série B,...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Após gastar R$ 7 milhões em reforma na sede, CNJ quer alugar novo prédio

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Luciano Bivar Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?