*Por Ricardo Carvalho — Política num país como o nosso, só sobrevive os malandros – gente sem moral. Há alguns dias ando intrigado com as notas que circulam na imprensa pernambucana: blog, jornais, rádios e mídia social, vinculadas a um tal de Instituto de Pesquisa que se chama CONECTAR. E por curiosidade, logo cedo, telefonei para um amigo que trabalha com pesquisas eleitorais há mais de 30 anos. E perguntei: você conhece um instituto chamado Conectar? A resposta foi curta e rápida: Não. Nunca ouvi falar nesse nome.
E fiquei intrigado. E passei a pesquisar: de onde é mesmo esse instituto? Deve ser muito importante para ser contratado pela Executiva Nacional do Democrata… e depois pelo Diretório Regional do DEM. Notas e pesquisas sempre favoráveis ao candidato Mendonça Filho e que começaram a ser veiculadas no dia 10 de agosto, nos principais blogs do Estado, inclusive naquele que faz parte do Sistema Jornal do Commercio. Todo mundo sendo usado pelo Comitê de Mendonça. Conivência ou não, as notas são usadas pelos nossos principais blogs, da capital e do Interior.
Todas as notas sempre falando em pesquisas e elogiando o nome do candidato do DEM, inclusive uma em que diz que Mendonça tem o apoio do Bolsonaro: É o candidato do capitão. Lançam notas de que “Conectar mostra empate técnico entre Campos e Mendonça” e que “Campos desponta na frente, com 16%, num empate técnico com Mendonça que tem 14%, quando na verdade a liderança é da candidata do PT, Marília Arraes, enquanto Mendonça se encontra em quarto lugar.
E como pesquisei para descobrir a trama armada pelo comitê do senhor Mendonça Filho!!!

Pesquisei muito. No Espirito Santo, surgiu o nome da senhora Maria Luiza Araújo Danziger, que, em 2016, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Bom Jesus da Penha ( MG), e que teve apenas 57 votos. E logo, descartei. Dona Maria possui apenas o Ensino Médio Completo. Ela tem cara de comerciante e não de socióloga. E continuei: Conecta ou Conectar? No Estado de Goiás, lá no município de Rio Verde, encontrei o Instituto Conectar de Emanuel Sperandio Gomes Foleis, criado em 04.02.2019, mas com atividades de psicologia e psicanálise. Um negócio de doido. Também foi descartado.
Depois, com paciência cheguei no município do Jaboatão, e precisamente em Cajueiro Seco, onde existe um Instituto Conecta (sem “r” no final) e pensei: achei. A verdade é que não achei, apesar de ser um instituto ligado as pesquisas de opinião pública e eleitorais. Cheguei a conversar com uma diretora que me garantiu que “não estamos trabalhando para nenhum candidato majoritário, do Recife ou do Jaboatão. E passei a pesquisar todo o noticiário ligado ao Mendonça Filho. E descobri a verdade.
No dia 26 de agosto, o esquema do DEM bota os dedos de fora… e armei a ratoeira. No Portal de Prefeitura tá lá: “Pesquisa Conectar mostra que 68% dos recifenses acreditam que houve corrupção com recursos para a Covid-19 na Prefeitura do Recife”. Como um ferrenho crítico do prefeito Geraldo Júlio, não acredito na veracidade de tal pesquisa, que foi paga com dinheiro público (fundo eleitoral/partidário) e com objetivos apenas eleitoreiros. Uma vergonha.

O uso do dinheiro público pelo senhor Mendonça Filho é uma imoralidade. Ele recebe o apoio do Jornal do Commercio, mas usa o jornal, que tem um história de bom jornalismo em nosso Estado, para fazer seu joguinho político e transformando blogueiros em moços de recado. O JC vai usar, com a Globo, as pesquisas do IBOPE.
Normal é o DEM (ex-ARENA /ex- PFL) usar números de uma pesquisa mambembe, nos modos da velha política.
Mas, grave é o Jornal do Commercio abrir espaço para esse ultrapassado modo de fazer política.
Vejam o cartaz de Mendonça, comprometendo o nome do JC e um dos melhores profissionais da cidade – o amigo Jamildo.
___________________
*Ricardo Carvalho é jornalista e durante muito tempo foi assessor do ex governador, hoje, senador Jarbas Vasconcelos (MDB)
PS: O texto de vários colegas e colaboradores do Blog não representam necessariamente nossa opinião.